Autor: Barkha Roy
Na primeira sessão de treinos do Grande Prêmio de Mônaco, o piloto da Williams, Alex Albon, encerrou a sessão mais cedo com um acidente na primeira curva. Albon, que vinha tendo um bom desempenho com o décimo tempo, perdeu o controle do carro no meio da Saint Devote, o que resultou em uma colisão com a barreira. Infelizmente, seu acidente impediu que Charles Leclerc, da Ferrari, estabelecesse um tempo de volta potencialmente ameaçador.
No topo da tabela de tempos, Carlos Sainz, da Ferrari, estabeleceu o ritmo, seguido de perto por Fernando Alonso, da Aston Martin, e pelo atual campeão Lewis Hamilton em seu Mercedes atualizado. No entanto, o líder do campeonato Max Verstappen teve dificuldades, ficando em sexto lugar com seu Red Bull e enfrentando problemas com a configuração do carro.
Hamilton, refletindo sobre seu desempenho nos treinos, expressou satisfação com as melhorias trazidas pela Mercedes atualizada. Apesar de ter terminado em sexto lugar, ele reconheceu que a equipe ainda tinha trabalho a fazer, para diminuir a distância em relação aos primeiros colocados. Hamilton não falou muito sobre as áreas específicas de melhoria, mas mencionou que as discutiu no relatório.
A Mercedes introduziu um desenvolvimento de design com uma nova suspensão dianteira, sidepods e assoalho em uma tentativa de aumentar a competitividade. O diretor da equipe, Toto Wolff, expressou satisfação com a atualização, afirmando que o carro não apresentou nenhuma característica indesejável.
Embora a Mercedes pretendesse estrear a atualização na corrida anterior, ela foi adiada devido ao cancelamento do Grande Prêmio de Emilia Romagna, causado por inundações no norte da Itália. O circuito exclusivo de Mônaco apresenta desafios para a avaliação dos efeitos de redesenhos significativos, pois a natureza apertada e sinuosa da pista difere dos circuitos convencionais.
Verstappen acabou marcando o ritmo na sessão seguinte, com Leclerc, Sainz e Alonso em seu encalço. O desempenho de Sainz foi prejudicado quando ele bateu na seção da Piscina, enquanto Alonso teve que abortar uma volta potencialmente ameaçadora devido ao tráfego. Verstappen, embora inicialmente insatisfeito com o desempenho de seu carro na primeira sessão, encontrou melhorias para o segundo treino.
Hamilton ficou em quinto lugar, com Lando Norris, da McLaren, garantindo de forma impressionante o quarto lugar. O companheiro de equipe de Verstappen, Sergio Perez, teve dificuldades em sétimo, enquanto Valtteri Bottas mostrou uma velocidade promissora em sua Alfa Romeo atualizada, terminando em oitavo. Pierre Gasly e Esteban Ocon completaram os dez primeiros, com suas Alpines.
No final do dia, o cenário estava pronto para uma intensa batalha pela pole position na classificação, com Verstappen, Leclerc, Sainz e Alonso surgindo como os principais candidatos. Hamilton, embora satisfeito com as atualizações, reconheceu o desafio de diminuir a diferença em Mônaco.