Autor: Monojit Mandal
O time de basquete do Corinthians pode não ter tido uma boa campanha na atual temporada do NBB. No entanto, o excelente desempenho do ala Mãozinha, ao longo da temporada, lhe rendeu um lugar como candidato ao prêmio de Maior Evolução da competição.
Mãozinha, que já representou o Fortaleza no NBB 2021/22, teve uma influência significativa no clube cearense, antes de se transferir para o Parque São Jorge. Seus números no NBB para a temporada atual estão sendo analisados à luz dos números de sua campanha anterior. O talentoso jogador terá que disputar o prêmio com Antônio, da Unifacisa, e Augusto, da Unio Corinthians. Vale ressaltar que os jogadores, os técnicos, os árbitros e a imprensa especializada decidirão o vencedor no final, e não o público em geral.
Mãozinha mostrou sua habilidade na quadra enquanto vestia a camisa alvinegra e acumulou excelentes estatísticas. Ele totalizou 359 pontos, 312 rebotes, 25 assistências, 32 roubos de bola, 37 bloqueios e 62 enterradas. Ele também teve uma porcentagem de sucesso de 34% fora do arco. Seu desempenho excepcional lhe rendeu a posição de capitão da equipe para um dos times do All-Star Game no torneio.
Em contraste, Mãozinha teve 270 pontos, 191 rebotes, 22 assistências, 27 roubos de bola, 21 bloqueios e 22 enterradas na campanha anterior com o Fortaleza. Ele também arremessou 30,6% de fora do arco.
O Corinthians entrou em um processo de reorganização esportiva após ser eliminado prematuramente do NBB. Léo Figueiró, o técnico principal, não atuará mais em sua função técnica, indicando que mais mudanças estão por vir. Davaunta Thomas deixou a equipe e optou por assinar com um clube venezuelano. Os esforços futuros da equipe têm a garantia de consistência e estabilidade, graças à renovação do contrato de Daniel Onwenu.
A temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) está chegando ao fim e, embora o Corinthians possa não ter estabelecido uma presença duradoura na liga, sua estrela, o ala Mãozinha, deixou uma marca no esporte. Ele recebeu elogios de seus contemporâneos e do mundo do basquete como resultado de suas excelentes estatísticas e realizações em quadra, pelas quais foi indicado para o prestigioso prêmio de Maior Evolução. Enquanto passa por um processo de reorganização e se despede de seu técnico e de um jogador importante, o Corinthians está determinado a se unir para formar um time melhor, para as próximas campanhas.