Autor: Monojit Mandal
Embora o Miami Heat não tenha conseguido uma varredura completa nos playoffs, há uma crescente unanimidade entre os analistas, de que eles completarão uma varredura de cavalheiros no Jogo 5, para coroar seu domínio sobre o Boston Celtics. Apesar da resistente defesa do Celtics no Jogo 4, a expectativa é grande, pois Jimmy Butler e o resto da equipe de Miami, estão prontos para aumentar sua motivação no jogo seguinte. Com a série chegando ao fim, o Heat espera encerrar as coisas rapidamente e ter uma merecida semana de folga, antes do início das tão esperadas finais da NBA.
Em uma reviravolta chocante, o Boston Celtics venceu o Heat por 116 a 99 no jogo 4 das finais da Conferência Leste da NBA, para manter vivas suas esperanças. Depois de três derrotas consecutivas, o Celtics voltou com tudo, graças ao incrível esforço do armador Jayson Tatum, que marcou 33 pontos e levou sua equipe à vitória. Essa vitória não só evitou uma varredura na série, mas também deu um raio de esperança ao Boston, que agora tem uma tarefa difícil para prolongar ainda mais a série.
Nenhum clube na história da NBA jamais se recuperou de uma desvantagem de 3 a 0 em uma série de playoffs, portanto, esse jogo é crucial para ambos os lados. Com uma vantagem de 3 a 1, o Heat estava desesperado para conquistar a vitória e continuar sua dominação. Eles sabem da importância de impedir que o Celtics ganhe impulso, o que poderia mudar o curso da série. Com o Denver Nuggets já tendo conquistado uma vaga nas finais da NBA, o Heat esperava seguir o mesmo caminho em breve, ganhando o descanso necessário antes da extenuante série melhor de sete do campeonato.
O Jogo 4 foi uma chance para o Celtics salvar sua honra e evitar uma humilhação catastrófica. Eles demonstraram grande progresso em relação à goleada do jogo anterior. Todos os cinco titulares marcaram dois dígitos, indicando um desempenho ofensivo, bem equilibrado. Apesar do forte esforço de 17 pontos de Jaylen Brown, o Boston precisará mais dele e do resto da equipe, se quiser forçar um Jogo 6. Se isso não acontecer, pode ser o fim de sua temporada, na noite de quinta-feira.
Apesar da reviravolta do Celtics, o Heat ainda tem uma vantagem decisiva na série. Após a varredura do Los Angeles Lakers pelo Nuggets, o Miami entende a importância de terminar essa série rapidamente, para maximizar seu tempo de descanso e recuperação. O desempenho impressionante do Celtics no Jogo 4 demonstrou, no entanto, que eles não vão se dar por vencidos, sem lutar.
O Denver Nuggets, por outro lado, criou recordes ao garantir a classificação para as finais da NBA pela primeira vez, em 46 anos. O Nuggets, liderado por Nikola-Jokic, duas vezes MVP da NBA, conseguiu uma vitória por 4 a 0 sobre os campeões, o Lakers, nas finais da Conferência Oeste. Sua incrível jornada estabelece o cenário para um jogo muito aguardado das finais da NBA contra o Miami Heat, em 2023. Enquanto isso, o Boston Celtics precisa vencer quatro partidas consecutivas contra o Miami Heat, para evitar que esse encontro tentador, se torne realidade.