Autor: Barkha Roy
O qualifier masculino brasileiro Felipe Alves dominou o taiwanês Wu Tung-Lin para vencer a primeira rodada do qualifier de Roland Garros em sets diretos, por 6-1 e 6-0. O domínio do brasileiro foi tão grande que ele teve o dobro da porcentagem de vitórias no primeiro saque (72%), enquanto o taiwanês teve apenas 36%. Alves também ganhou dois aces no jogo e perdeu apenas um game em toda a partida. Além disso, ele venceu 50 pontos, enquanto seu oponente venceu 22. Alves será o próximo adversário do chileno Marcelo Tomas Barrios Vera em 24 de maio, depois que este último derrotou o eslovaco Jozef Kovalik, 31º cabeça de chave, em sets diretos, por 6-3 e 7-5.
Enquanto isso, o outro qualifier de simples masculino do país, Thiago Seyboth Wild, superou o resistente qualifier suíço Antoine Bellier em sets diretos, por 7-6 e 6-1. Ao longo do jogo, o brasileiro venceu três das oito chances de breakpoint que teve, enquanto seu adversário não conseguiu vencer a única chance que lhe foi apresentada. Ele também registrou 80% de suas vitórias no primeiro saque, enquanto 70% de suas conquistas, vieram do segundo saque. Ele venceu quatro partidas consecutivas e ganhou 10 jogos consecutivos, em comparação com os quatro de seu oponente. Wild agora enfrentará o lituano Ricardas Berankis, no dia 24 de maio na segunda rodada da eliminatória, depois que o jogador de 32 anos derrotou o qualifier italiano Raul Brancaccio, 30º , em um jogo duro de três sets, por 6-3, 5-7 e 6-2.
Em outro lugar, no evento individual feminino, a brasileira Carolina Alves conseguiu uma vitória surpreendente sobre a alemã Eva Lys, 32º cabeça de chave, em um jogo de três sets. Alves derrotou Lys por 6-2. 3-6, 6-3 em um jogo em que a craque brasileira venceu seis dos 17 breakpoints que lhe foram oferecidos na partida, enquanto sua adversária venceu apenas quatro pontos, dos 12 possíveis. Seu domínio foi tão grande em um determinado momento, que Alves chegou a vencer sete jogos seguidos. Em 24 de maio, ela enfrentará a francesa Fiona Ferro, que derrotou Jessica Bouzas Maneiro, da Espanha, em três sets: 6-3, 1-6, 6-1.
Por fim, a brasileira Laura Pigossi, 22º cabeça de chave, derrotou a bielorrussa Olga Govortsova em sets diretos, por 6-1 e 6-3, e se classificou para o confronto com a alemã Noma Akugue Noha, na próxima rodada, em 24 de maio. Pigossi venceu cinco de suas 12 chances de breakpoint e também registrou nove games e 11 games consecutivos.