Autor: Monojit Mandal
Celtics 116 x 99 Heat
O Boston Celtics se recuperou de uma desvantagem de nove pontos no início do terceiro quarto e de uma desvantagem de 3 a 0 na série, para evitar a eliminação nos playoffs da Conferência Leste. O Celtics controlou o segundo tempo para derrotar o Miami Heat por 116 a 99 no Jogo 4 na noite de terça-feira, liderado por um esforço espetacular de Jayson Tatum, que marcou 33 pontos e 11 rebotes, e apoiado pelos 17 pontos de Jaylen Brown.
Com a temporada em jogo, o Celtics sabia que tinha que dar tudo de si. Posteriormente, Tatum reiterou sua determinação, dizendo: “Estávamos apenas tentando salvar nossa temporada”. E eles a preservaram de fato. Dois elementos importantes contribuíram para o seu sucesso: uma espetacular vantagem de 30 pontos em arremessos de 3 pontos e uma explosiva corrida de 18 a 0 no terceiro quarto, que transformou dramaticamente o jogo e injetou um novo otimismo na série.
Derrick White (16 pontos), Grant Williams (14 pontos), Al Horford (12 pontos) e Marcus Smart (11 pontos) contribuíram para o sucesso ofensivo do Celtics. Apesar dessa grande vitória, o Celtics ainda está perdendo a série por 3 a 1. Mesmo assim, eles forçaram um Jogo 5 em Boston na quinta-feira, mantendo vivas as esperanças de uma recuperação na série.
Jimmy Butler, do Miami, liderou sua equipe com 29 pontos, mas não foi capaz de compensar o domínio do Celtics. Em um período de 14 minutos, o Heat foi derrotado por 48 a 22, mudando o equilíbrio do jogo e talvez da série. Se o Celtics continuar a esticar a série, terá a chance de forçar um Jogo 7, em sua própria quadra.
O Miami contou com as contribuições de Gabe Vincent (17 pontos), Caleb Martin (16 pontos) e Bam Adebayo (10 pontos), mas seus problemas fora do arco, com apenas 8 de 32 arremessos, foram um grande revés. O Celtics, por outro lado, demonstrou sua capacidade de arremessos de longa distância, acertando 18 de suas 45 tentativas de arremessos de 3 pontos.
Essa vitória tem um significado histórico, pois nenhum clube na história da NBA conseguiu se recuperar de um déficit de 3 a 0 em uma série melhor de sete. O Celtics, por outro lado, conseguiu reacender a esperança e manter vivas suas esperanças de título.
O Miami liderou durante todo o primeiro tempo, com uma vantagem de nove pontos no primeiro quarto e a manteve até a cesta de três pontos de Max Strus, no início do terceiro quarto. A temporada do Celtics estava à beira do colapso, nesse momento importante.
O Celtics reagiu com uma impressionante corrida de 18 a 0, que mudou drasticamente o rumo da partida. Essa incrível sequência de três minutos e três segundos, fez com que o Boston passasse de um déficit de nove pontos para uma vantagem de nove pontos. Durante esse período, o Celtics foi praticamente imbatível, fazendo seis de suas sete tentativas de gol de campo, incluindo um perfeito 4-para-4 de fora do arco. Tatum marcou nove pontos durante essa corrida, trazendo de volta flashbacks dos playoffs do ano passado, quando o Celtics venceu três jogos, na quadra do Miami.
Apesar do Miami ter reduzido a vantagem para quatro pontos no final do terceiro quarto, o Celtics respondeu com outra explosão relâmpago, marcando sete pontos consecutivos em 40 segundos. O Boston liderava o Heat por 88 a 79 no início do quarto período, tendo superado o time por 38 a 23 no terceiro período, com 21 desses pontos vindo de tentativas bem-sucedidas de 3 pontos.