Autor: Monojit Mandal
Carmelo Anthony, o célebre pivô que levou o Syracuse a um campeonato da NCAA em sua única temporada universitária e teve uma carreira fenomenal de 19 anos na NBA, anunciou sua aposentadoria. Apesar de não jogar na NBA nesta temporada, Anthony será lembrado como o décimo maior artilheiro de todos os tempos da liga.
Anthony encerrou sua carreira com 28.289 pontos, superando todos os jogadores da história da NBA, com exceção de oito: LeBron-James, Kareem-Abdul-Jabbar, Karl-Malone, Kobe-Bryant, Michael-Jordan, Dirk-Nowitzki, Wilt-Chamberlain e Shaquille-O’Neal. Suas conquistas o colocam entre a elite do basquete, pois ele foi considerado um dos 75 melhores jogadores da história da NBA, 10 vezes All-Star, campeão de pontuação e seis vezes escolhido para o All-NBA.
Embora Anthony nunca tenha jogado nas finais da NBA, ele experimentou o sabor da vitória em outros locais. Em especial, quando levou o Syracuse ao título nacional em 2003, ele recebeu o prêmio de Melhor Jogador da Final Four. Além disso, Anthony ajudou a USA Basketball a ganhar medalhas de ouro olímpicas em três Olimpíadas diferentes: Pequim em 2008, Londres em 2012 e Rio de Janeiro em 2016.
Seu sucesso internacional continua, com 31 jogos disputados em quatro participações olímpicas, o maior número de um jogador masculino dos EUA. O esforço extraordinário de Anthony contra a Nigéria em 2012, no qual ele marcou 37 pontos e fez 10 arremessos de três pontos, estabeleceu muitos recordes olímpicos masculinos do basquete dos EUA.
Embora Anthony possa estar deixando a NBA, ele permanecerá ativo no basquete no exterior no futuro próximo. Anthony permanecerá conectado ao cenário mundial do esporte como um dos embaixadores da Copa do Mundo de Basquete, o principal evento da FIBA. O próximo torneio, que será realizado neste verão nas Filipinas, no Japão e na Indonésia, demonstrará seu compromisso com o esporte, que se estende além de sua carreira como jogador.
Anthony foi selecionado em terceiro lugar pelo Denver Nuggets em 2003, juntando-se a uma classe estelar que contava com LeBron James, Chris Bosh e Dwyane Wade. A incrível carreira de Anthony o levará ao Hall da Fama, entre esses grandes nomes do basquete.
Além de seu mandato no Denver e no Knicks, Anthony teve passagens pelo Portland Trail Blazers, Oklahoma City Thunder, Houston Rockets e encerrou sua carreira no Lakers na última temporada. Apesar de não ter assinado contrato este ano, a aposentadoria de Anthony foi anunciada formalmente.