Autor: Barkha Roy
Diz-se que a Ferrari está preparando uma oferta substancial de 40 milhões de libras para garantir os serviços do sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton. Como o britânico está entrando no último ano de seu contrato com a Mercedes, as especulações sobre seu futuro no esporte têm sido abundantes.
No final desta temporada, o contrato de Lewis Hamilton com a Mercedes chegará ao fim, deixando incerto o seu futuro no esporte. Apesar de ter 38 anos, Hamilton não tem intenção de se aposentar, pois seu objetivo é garantir um inédito oitavo título de campeão mundial. Atualmente, ele compartilha o recorde de sete títulos com Michael Schumacher.

Ao longo de sua carreira na Fórmula 1, Lewis Hamilton tem sido frequentemente associado à possibilidade de ingressar na Ferrari. Em 2019, quando Hamilton se aproximava do último ano de seu contrato de longo prazo anterior com a Mercedes, ele não confirmou nem negou os rumores de uma reunião com John Elkann, o presidente da Ferrari. No entanto, o CEO da Ferrari, Louis Camilleri, confirmou mais tarde que uma conversa “social” havia de fato ocorrido entre Hamilton e Elkann.
Atualmente, a Ferrari tem Charles Leclerc e Carlos Sainz assinados sob contrato para a temporada de 2024. Relatórios do Daily Mail sugerem que a Ferrari está interessada em trazer Hamilton para fazer parceria com Leclerc, na próxima temporada, o que poderia levar à saída de Sainz da equipe. Além disso, houve discussões sobre um possível acordo de troca, em que Leclerc deixaria a Ferrari para se juntar a George Russell, na Mercedes.

Desde a temporada de 2021, a Mercedes tem enfrentado desafios para acompanhar a Red Bull, levando Lewis Hamilton a pensar em seu futuro na Fórmula 1. Hamilton já havia expressado suas aspirações de ingressar na Ferrari, descrevendo-as como um “sonho” que poderia se tornar realidade no próximo ano.
Os relatórios indicam que a Mercedes está empenhada em manter Hamilton como parte de sua equipe. Em última análise, a decisão de Hamilton provavelmente dependerá de qual equipe pode oferecer a ele a melhor oportunidade de garantir um histórico oitavo título de campeão mundial. Vale a pena observar que Michael Schumacher conquistou cinco de seus títulos mundiais, enquanto dirigia para a Ferrari.

Por outro lado, a Ferrari tem a distinção de ser a equipe mais bem-sucedida da Fórmula 1, tendo conquistado 16 campeonatos de construtores e 15 campeonatos de pilotos. No entanto, a equipe não vence nenhum dos campeonatos desde 2008. Na atual temporada, a Ferrari ocupa atualmente a quarta posição na classificação do Campeonato de Construtores, com um pódio.
Como alternativa, outra opção em potencial para Hamilton poderia ser uma mudança para a Aston Martin, uma equipe que tem demonstrado disposição para contratar pilotos experientes. Atualmente, Fernando Alonso, bicampeão mundial aos 41 anos de idade, tem tido um bom desempenho, com a equipe atualmente em segundo lugar, no Campeonato de Construtores deste ano.