Autor: Barkha Roy
A vitória de Carlos Alcaraz na segunda rodada do Aberto da Itália garantiu sua posição como o jogador número um no ranking da ATP, embora ele tenha sofrido uma derrota na rodada seguinte. Como resultado, o tenista espanhol ocupará a primeira posição no próximo Aberto da França, marcando sua primeira ocasião como o participante mais bem classificado em um torneio do Grand Slam.
O próximo Aberto da França está programado para começar em 28 de maio, com as rodadas classificatórias em andamento. O sorteio principal está previsto para dar início neste domingo. Infelizmente, o torneio de quadra de saibro está tendo várias ausências de jogadores, incluindo o atual campeão Rafael Nadal, que anunciou sua retirada em uma coletiva de imprensa, na semana passada.
Carlos Alcaraz ocupou a primeira posição no ranking durante o Aberto da Austrália, mas infelizmente foi obrigado a se retirar do torneio, devido a uma lesão sofrida durante o treinamento. Considerando seu excepcional desempenho recente, espera-se que o jovem de 20 anos seja um formidável candidato à vitória no Major de quadra de saibro.
Após sua vitória em Roma, Daniil Medvedev subiu para o segundo lugar no ranking da ATP. Consequentemente, o jogador russo assumirá o papel de segundo cabeça de chave no Aberto da França e é considerado um dos favoritos à vitória, devido ao seu impressionante recorde de 10-2 no saibro, durante a atual temporada.
A eliminação de Novak Djokovic nas quartas de final do Aberto da Itália resultou em uma queda de duas posições, colocando-o em terceiro lugar no ranking da ATP. Como consequência, ele será o terceiro colocado no Major de saibro deste ano, marcando a primeira vez desde 2010 que ele não estará entre os dois primeiros colocados no Aberto da França.
Devido à ausência de Rafael Nadal na competição, Novak Djokovic vê uma oportunidade favorável em Roland Garros e pretende garantir sua terceira vitória no torneio, alcançando assim o recorde de 23º título de Grand Slam, em sua carreira.
Adicionando à lista de desistências inesperadas, Andy Murray decidiu se retirar do torneio, seguindo a decisão de Rafael Nadal. A desistência de Murray pegou muitos de surpresa, pois há pouco tempo ele expressou seu desejo de ter outra oportunidade de competir em um Grand Slam em quadra de saibro e afirmou que estava apto a participar.
Casper Ruud, o vice-campeão do ano anterior, será o quarto cabeça de chave no torneio deste ano. Com seu bom desempenho e sua participação na semifinal em Roma, espera-se que ele tenha uma campanha promissora. Além disso, Stefanos Tsitsipas, o vice-campeão em 2021, será o quinto cabeça de chave no Aberto da França de 2023. Devido às suas habilidades excepcionais em quadras de saibro, ele é reconhecido como outro candidato formidável ao título.
Em outro lugar, no evento individual feminino, Iga Swiatek, a atual campeã, recebeu mais uma vez a primeira cabeça de chave em Roland Garros, assim como no ano passado. Atualmente com o título de número 1 do mundo, Swiatek está pronta para mostrar suas habilidades excepcionais nas quadras de saibro do torneio.