O brasileiro Vinicius Jr. foi alvo de uma série de insultos racistas por parte da torcida do Valencia, no último jogo do Real Madrid no Campeonato Espanhol. Além dos espectadores, alega-se também que alguns dos próprios jogadores do Valencia lançaram insultos racistas contra o jogador brasileiro, que expressou sua decepção com a triste situação do Campeonato Espanhol.
Para piorar a situação, Vinicius também foi expulso no final do jogo, após uma discussão com o centroavante espanhol, Duro. Vinicius se desentendeu com os jogadores do Valencia durante os acréscimos, resultando numa conversa acalorada. A situação aparentemente se agravou e ameaçou se tornar física, quando Vinicius empurrou o atacante. Ele não recebeu um cartão vermelho em campo, mas o VAR decidiu dar uma olhada no incidente e expulsou o brasileiro.
“O campeonato que já pertenceu a Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje pertence a racistas. O racismo é normal na La Liga. A competição acha que é normal, a federação também e os adversários o incentivam. Uma nação linda, que me acolheu e que eu amo, mas que concordou em exportar a imagem de um país racista para o mundo. Me desculpem os espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, não tenho defesa para tudo o que acontece toda semana. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui“, postou Vinicius, decepcionado, no Instagram.
O brasileiro também foi atrás de Javier Tebas, alegando que, em vez de tomar medidas para coibir o abuso racial na liga, o presidente na verdade o atacou pessoalmente. No entanto, Tebas rebateu dizendo que ele fez inúmeras tentativas para impedir o comportamento racista, contra qualquer jogador da liga dentro dos limites das regras. O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, também não gostou do incidente e expressou sua extrema decepção, alegando que “o estádio inteiro” estava cantando insultos racistas. Embora tenham surgido relatos de que Vinicius estaria pensando em deixar o Real Madrid, fontes próximas ao clube fizeram declarações tranquilizadoras contrárias a esses rumores.