Autor – Amrit Santlani
O Manchester City venceu a Premier League; foi seu terceiro título consecutivo e, se não fosse pelo heroísmo do Liverpool na temporada 2019-20, Pep Guardiola poderia ter levado sua equipe a seis títulos da liga em tantos anos, um domínio que lembra o Manchester United e o Liverpool de antigamente. A derrota do Arsenal contra o Nottingham Forest, confirmou o quinto título da liga em seis anos para os Sky Blues, que estão a apenas “dois jogos da imortalidade”.
Depois de confirmar o título da Premier League, o City deve comemorar o triunfo diante de sua torcida, quando enfrentar o Chelsea no Etihad Stadium, no domingo.
No entanto, eles ainda estão de olho na tríplice coroa, com a final da Copa da Inglaterra contra o Manchester United marcada para 3 de junho, antes da histórica final da Liga dos Campeões, uma semana depois, contra a Inter de Milão, quando o City pretende conquistar seu primeiro título continental, depois de ter chegado tão perto, nas últimas temporadas.
O Arsenal pressionou o City até o fim nesta temporada, mas a equipe de Mikel Arteta entrou em colapso no segundo tempo, após empates consecutivos, e a derrota para o Forest, foi o último prego no caixão. Espera-se que os Gunners desafiem a equipe de Guardiola novamente no próximo ano, assim como o Liverpool, mas até lá, eles podem se deleitar com a glória, pois estão à beira da imortalidade.
“Eles serão comentados nos próximos anos se conseguirem a Tríplice Coroa. É incrível, que oportunidade para eles. Eles estão a dois jogos da imortalidade“, disse Alan Shearer, elogiando a equipe do Etihad por seu domínio.
Depois de arrasar o Real Madrid no jogo de volta da semifinal da Liga dos Campeões, o City avisou ao Manchester United antes da final da Copa da Inglaterra, que é uma equipe destemida. A equipe de Carlo Ancelotti era, sem dúvida, o maior desafio no caminho de Guardiola, mas o técnico do Calatan, conseguiu uma vitória inesquecível.
Se os torcedores do Real Madrid podem apontar o colapso do City na última temporada da Liga dos Campeões, os Sky Blues deram uma resposta severa, ao vencerem os gigantes da La Liga.
O primeiro e único time inglês a conquistar o tricampeonato foi o Manchester United de Alex Ferguson e, com seus “vizinhos barulhentos” prestes a repetir a glória, é natural que haja comparações entre os dois times.
O ex-atacante da Premier League, Glenn Murray, acha que o City é ainda melhor do que o Manchester United, campeão triplo de 1998-99.
“Sim, eles são melhores. E digo isso com relutância, pois era torcedor do United quando criança – eu admirava aquela geração e parece que esse feito nunca mais se repetirá“, disse Murray.
“Mas esta equipe do City é mortal. Eles vencem as pessoas e seguem em frente. Eles são uma máquina de vencer sem emoção. Nada os incomoda“, acrescentou.
Com Guardiola prestes a adicionar mais um título da Liga dos Campeões ao seu currículo cada vez maior, as comparações com o time do Barcelona que dominou o futebol mundial como poucos times fizeram, também não estão distantes.
“Será que o consideramos um dos melhores times de todos os tempos? Se eles acrescentarem a Liga dos Campeões e, possivelmente, o triplo, eles estarão no debate ao lado de times como o Barcelona de Pep“, afirmou Murray.
Embora o City continue sendo o favorito para a tríplice coroa, ele sabe que não pode pegar leve com o United e a Inter. Os Red Devils venceram a equipe de Guardiola por 2 a 1 no início de janeiro e uma repetição desse desempenho pode ser um obstáculo, para as esperanças do Man City de conquistar o tricampeonato.
Da mesma forma, a zaga da Inter será difícil de ser rompida, e será um teste difícil para jogadores como Erling Haaland e companhia, mas, por enquanto, eles comemorarão o triunfo da Premier League no Etihad.