Autor: Soorya G
Um grupo de malfeitores atacou os membros da família do contingente visitante do West Ham.
O time holandês AZ Alkmaar pediu desculpas pela violência que ocorreu em seu estádio, após o jogo da semifinal da Liga da Conferência da UEFA, contra o time da Premier League West Ham United. O gol do meio-campista espanhol Pablo Fornals, nos acréscimos, que confirmou a classificação do West Ham para a final do torneio, parece ter provocado uma parte da torcida do Alkmaar, que conseguiu entrar na área de jogo e emboscar o time visitante, tentando praticar violência. Os oficiais de segurança não conseguiram controlar os malfeitores, vestidos com capuzes pretos, e alguns jogadores do West Ham, incluindo Michail Antonio, Said Benrahma, Aaron Cresswell e Flynn Downes, intervieram na tentativa de amenizar a situação.
O clube emitiu uma declaração pedindo sinceras desculpas em relação ao incidente e prometeu iniciar uma investigação própria, além de cooperar com a investigação da UEFA sobre o assunto. O Alkmaar se recusou a se referir aos agressores como “torcedores” e considerou o incidente vergonhoso. O clube também esperava o perdão de todos os torcedores que estavam fora de casa, bem como dos milhares de torcedores do AZ Alkmaar, que estavam presentes.
“Enquanto todos esperavam por uma partida europeia histórica, ela se transformou em uma noite escura como breu devido aos eventos ocorridos no apito final do árbitro. Tornou-se uma noite para se refletir com vergonha. Não por causa do jogo de futebol disputado, mas por causa do comportamento de alguns participantes. Infelizmente, não podemos usar a palavra “torcedores” para essas pessoas. O que aconteceu está além de qualquer limite. Mais uma vez, o clube pede desculpas sinceras ao West Ham e aos milhares de torcedores do AZ, que também foram incomodados pela má conduta.”
O técnico do West Ham, David Moyes, reviveu sua experiência traumática, dizendo que temia por sua família, principalmente por seu pai de 85 anos, que estava na arquibancada. Ele também deixou claro que todo o grupo do West Ham se sentiu terrivelmente inseguro no ambiente hostil, especialmente devido ao fato de que suas famílias e pessoas próximas, estavam sendo alvo dos culpados. A UEFA ainda não emitiu uma declaração oficial sobre o assunto, mas espera-se que inicie uma investigação formal, o mais rápido possível.