Autor: Monojit Mandal
Placar: Heat 115 – 105 Celtics
O Miami Heat assumiu completamente o controle das finais da Conferência Leste, garantindo uma vantagem de 2 a 0 na série contra o Boston Celtics. Com vitórias impressionantes no jogo 1 e no jogo 2, o Heat demonstrou sua resiliência e agora está a apenas duas vitórias de chegar à sua primeira final da NBA, desde 2020. O Celtics, por outro lado, encontra-se em uma posição decepcionante, precisando se reagrupar e virar a maré, à medida que a série se desloca para Miami, para o Jogo 3.
O Celtics tropeçou novamente no jogo 2 dos playoffs da Conferência Leste na noite de sexta-feira, continuando seu início ruim na série. O Heat montou uma notável reação no quarto período, eliminando um déficit de dois dígitos para vencer por 111 a 105, no TD Garden. O Heat já tem uma confortável vantagem de 2 a 0 na série, já que o jogo vai para o sul da Flórida, neste fim de semana.
Durante toda a pós-temporada, o Heat tem sido imbatível em casa, com 6 vitórias e 0 derrotas. Atualmente, eles estão a apenas duas vitórias de sua primeira participação nas finais da NBA, desde 2020. Vale a pena mencionar que as equipes da NBA têm um recorde de 5-23 quando perdem os dois primeiros jogos de uma série melhor de sete, em casa.
Apesar do final desanimador, o Celtics parecia estar no comando durante a maior parte do jogo. Depois de cair nos primeiros minutos, eles fizeram uma corrida de 21 a 2, que durou até o segundo quarto, dando-lhes uma vantagem inicial de dois dígitos. O Heat, por outro lado, respondeu com uma corrida de 19 a 2, levando uma vantagem de quatro pontos, para o intervalo. Caleb Martin saiu do banco para o Miami e marcou 14 de seus 25 pontos no primeiro tempo, arremessando de 6 a 9 do chão.
O Celtics viu Jayson-Tatum assumir o comando no terceiro quarto, marcando 15 pontos para ajudar o Boston a construir uma vantagem de oito pontos no quarto período. A equipe sufocou o Heat na defesa, limitando-os a 1 de 7 arremessos de fora do arco e superando-os, em 12 pontos.
O Celtics entrou no quarto período com uma vantagem de dois dígitos, esperando deixar a adversidade do primeiro jogo para trás. No entanto, Jimmy Butler explorou o Heat rapidamente, reduzindo o déficit para quatro pontos. Uma discussão acalorada entre Butler e Grant Williams no terceiro período apenas estimulou a recuperação do Miami. As cestas consecutivas de Butler, incluindo uma sobre Williams, colocaram o Heat novamente na frente.
A corrida de 18 a 4 do Heat, coroada por uma enterrada estrondosa de Bam Adebayo, mudou drasticamente a dinâmica do jogo, dando ao Miami uma vantagem de cinco pontos a menos de um minuto do fim. Apesar dos lances livres de Tatum, Gabe Vincent e Max Strus acertaram calmamente quatro lances livres combinados para completar a vitória de seis pontos e assumir a liderança de 2 a 0 na série. Com a discussão entre Williams e Butler, o Heat entrou em uma incrível corrida, de 24 a 9, para vencer o jogo.
Butler liderou o Heat com 27 pontos, oito rebotes e seis assistências, enquanto Adebayo terminou com 22 pontos, 17 rebotes e nove assistências, ficando a apenas um triplo-duplo. Martin estabeleceu um recorde em sua carreira nos playoffs, com 25 pontos. Tatum ajudou o Celtics com 34 pontos, 13 rebotes e 8 assistências, enquanto Jaylen Brown somou 16 pontos e Robert Williams, teve 13 pontos e 3 rebotes.
A série agora vai para Miami para o jogo 3, que está marcado para domingo. O Celtics tem uma luta difícil para superar a desvantagem de dois jogos e voltar aos playoffs da Conferência Leste.