Autor: Soorya G
O Newcastle praticamente confirmou seu status na Liga dos Campeões na próxima temporada. O Newcastle derrotou o fraco time do Brighton por 4 a 1, no St. James’s Park, para vencer a partida e dar mais um passo rumo à sua primeira participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, em 20 anos. Faltando apenas duas partidas para o fim do campeonato, os Magpies estão atualmente quatro pontos à frente do quinto colocado, o Liverpool, o que garante que suas chances de disputar a Liga dos Campeões na próxima temporada, serão solidificadas se derrotarem o Leicester City, candidato ao rebaixamento, na segunda-feira. O Newcastle United superou completamente seus adversários e abriu dois gols de vantagem no primeiro tempo, graças ao gol de Deniz Undav e à cabeçada de Dan Burn.
Undav compensou seu erro ao reduzir a vantagem do adversário pela metade logo no início do segundo tempo, mas dois gols no final do jogo, do atacante inglês Callum Wilson e do meio-campista brasileiro Bruno Guimarães, deram ao Brighton, que costumava ser efervescente, mais uma derrota decepcionante, a segunda nos últimos três jogos, acabando assim, com suas chances de terminar entre os quatro primeiros.
O Newcastle United está em terceiro lugar na tabela de classificação, quatro pontos à frente do Liverpool, que está em quinto lugar, e com uma vitória nos próximos dois jogos, ele se classificará para a Liga dos Campeões. Com apenas três jogos restantes, o Brighton está oito pontos atrás do Manchester United, na última vaga da Liga dos Campeões, tornando suas chances de terminar entre os quatro primeiros, extremamente improváveis. Com um jogo a menos e uma vantagem de um ponto sobre o sétimo colocado Tottenham, a equipe de Roberto De Zerbi pode, no entanto, garantir uma vaga na Liga Europa, com duas vitórias, nos três jogos restantes.
Roberto de Zerbi, que deu uma aula de tática no fim de semana contra o Arsenal, para acabar com as esperanças de título do time, errou tudo contra Eddie Howe, que se mostrou o técnico mais técnico dos dois, na quinta-feira. O gol de cabeça de Dan Burn nos acréscimos do primeiro tempo foi anulado por Undav, mas seu gol contra anterior, combinado com uma defesa ruim dos Seagulls nos últimos minutos, permitiu que os Magpies saíssem com uma grande vitória, quase garantindo o terceiro lugar, enquanto as chances do Brighton de ficar entre os quatro primeiros colocados, caíram por terra.