Autor: Monojit Mandal
Minas 91 – 95 Franca
A equipe de basquete de Franca derrotou o Minas em um jogo emocionante, ficando mais perto da final do Novo Basquete Brasil (NBB). O jogo de suspense da semifinal foi disputado na Arena UniBH, em Belo Horizonte, onde o Franca venceu por 95 a 91 e recuperou a liderança, na série melhor de cinco.
Apesar do ótimo início do Minas, que chegou a liderar por 13 pontos em um determinado momento, o Franca conseguiu uma recuperação incrível. O jogo chegou ao clímax quando o pivô Lucas Mariano fez uma bandeja, faltando apenas dois segundos para o fim do jogo, desempatando o placar em 91 a 91 e dando ao Franca uma vitória fundamental.
Franca dominou o jogo de abertura das semifinais, vencendo por 112 a 98. A partida, que aconteceu na sexta-feira, 13, foi realizada no Pedroco, em São Paulo. O Minas, por outro lado, reagiu com força no segundo jogo, vencendo por 103 a 89 em sua casa, na última terça-feira.
Os clubes se enfrentarão novamente para o quarto jogo das semifinais no domingo, às 19h30, no Pedroco, em Franca. Se necessário, o quinto jogo decisivo também será disputado em São Paulo. O vencedor dessa série disputará a final do NBB, contra o São Paulo.
O primeiro quarto do jogo foi bem disputado, com o Franca assumindo a liderança logo no início. A equipe conseguiu ganhar uma grande vantagem antes de ser superada pelo Minas, que terminou a sessão com uma pequena vantagem, de 24 a 23.
O Minas dominou o segundo quarto, com o armador Alexey Borges levando o clube a uma vantagem de 13 pontos. O Franca vacilou na defesa, permitindo que seus adversários ficassem com uma vantagem confortável, de 48 a 40 pontos.
Durante o intervalo, o Franca se reagrupou e o pivô Lucas Mariano assumiu a liderança, dominando a recuperação de sua equipe. No quarto período, eles tiveram uma reviravolta notável e conseguiram diminuir a diferença de 71 a 68, nos últimos minutos do jogo, mas o Minas empatou, com um arremesso de três pontos, do ala Shaquille Johnson Sr.
Ambas as equipes cometeram erros, com apenas dois segundos restantes no relógio. No entanto, o pivô Lucas Mariano aproveitou a situação e fez uma bandeja para colocar Franca em vantagem, por 93 a 91. O Minas perdeu para o Franca, por 95 a 91, pois não conseguiu tirar proveito da sua última posse de bola, após um erro no chute lateral.