Autor – Amrit Santlani
O Sevilla, seis vezes campeão da Liga Europa, derrotou a Juventus por 2 a 1, no jogo de volta da semifinal e continua no caminho certo para conquistar o inédito sétimo título continental. Já a Roma, de José Mourinho, se classificou para mais uma final, depois de empatar em 0 a 0, com o Bayer Leverkusen, mas, como venceu o jogo de ida por 1 a 0, o time da Série A venceu no placar agregado.
O Sevilla e a Juventus empataram em 1 a 1 no jogo anterior, no Allianz Stadium, e foi o clube italiano que abriu o placar, no jogo de volta com Dusan Vlahovic, mas o time da La Liga conseguiu virar o jogo, com gols de Suso e Erik Lamela, completando uma vitória de virada notável.
Por outro lado, o gol de Edouardo Bove no jogo de ida foi suficiente para classificar a Roma, que segurou o Leverkusen, após uma típica aula de mestre, de Mourinho.
Sevilla busca o sétimo título da Liga Europa após vitória de virada por 2 a 1 sobre a Juventus
Depois do empate divertido no jogo de ida, o Sevilla recebeu a Juventus no Ramon Sachez Pizhuan, e as duas equipes fizeram um primeiro tempo cheio de ação, com muitas chances de gol em ambos os lados, mas nenhuma delas conseguiu abrir o placar. Tanto Wojciech Szczęsny quanto Yassine Bounou tiveram que fazer algumas defesas notáveis para manter o 0 a 0, até o intervalo.
No segundo tempo, a equipe de Max Allegri continuou a pressionar para abrir o placar e sua persistência valeu a pena, já que o substituto Dusan Vlahovic, marcou o gol de abertura logo em seus primeiros toques na bola, com um belo acerto sobre Bono. O lateral-esquerdo do Sevilla, Marcos Acuna, foi advertido, por uma falta em Juan Cuadrado.
A vantagem da Juventus durou apenas seis minutos, quando a equipe foi surpreendida por um belo gol de Suso. O ex-jogador do Milan, acertou um chute de fora da área, que não deu chance a Szczęsny. As duas equipes permaneceram empatadas em 1 a 1 e o jogo foi para a prorrogação.
Apenas quatro minutos após o reinício do jogo, o time da La Liga assumiu a liderança com uma cabeçada de Erik Lamela à queima-roupa, enquanto a defesa da Juve, dormia. Em seguida, Acuna recebeu ordem de expulsão, por receber outro cartão amarelo por perda de tempo, mas os dez homens do Sevilla, seguraram a vitória por 2 a 1 e chegaram a mais uma final da Liga Europa.
O meio-campista brasileiro Fernando brilhou para o Sevilla e jogou os noventa minutos inteiros, enquanto seu conterrâneo Danilo, também teve uma atuação impressionante, mas não conseguiu evitar a derrota de sua equipe.
A Roma empatou com o Leverkusen em 0 a 0, mas venceu por 1 a 0 no placar agregado
Depois de liderar o confronto no jogo de ida, esperava-se que a equipe de Mourinho fizesse uma apresentação de mestre na defesa para manter o Bayer Leverkusen à distância, e ela conseguiu. A equipe de Xabi Alonso estava em casa e dominou o jogo, mas não conseguiu incomodar Rui Patrício.
A equipe da Bundesliga tentou um número impressionante de 23 chutes, dos quais apenas seis foram no alvo, mas isso não foi suficiente para conseguir um avanço. Enquanto isso, a equipe de Mourinho só conseguiu dar um único chute, que também não acertou o gol. A Roma se manteve no fundo do gol e absorveu toda a pressão, tendo apenas 28% da posse de bola, durante os noventa minutos.
Moussa Diaby acertou o travessão, mas foi o mais perto que o time chegou de abrir o placar. A Roma enfrentará o Sevilla na final em Budapeste, em 31 de maio.
Após a vitória, Mourinho elogiou o desempenho de sua equipe.
“Minha preocupação não é marcar meu lugar nos livros de história da Roma“, disse ele à Sky Sports. “É ajudar esses garotos [jogadores] a crescer e alcançar coisas importantes. É também ajudar os torcedores da Roma, que me deram tanto desde o primeiro dia. É uma alegria imensa chegar a outra final“, disse o jogador de 60 anos.