Autor: Monojit Mandal
De acordo com o Bleacher Report, James Harden, o armador de destaque do Philadelphia 76ers, optou por recusar sua opção de jogador, no valor de US$ 35,6 milhões e entrar na free agency neste verão. O jogador de 33 anos, que foi selecionado para o All-Star 10 vezes, está procurando um contrato de quatro anos, com uma equipe que tenha um elenco competitivo e que permita que ele se expresse na quadra.
Harden demonstrou suas habilidades na temporada 2022-23, com 21,0 pontos de jogo, 10,7 assistências vitais, líder da liga, e 6,1 rebotes de jogo em 58 partidas. Também há rumores de um retorno à sua equipe anterior, o Houston Rockets, mas o relatório indica que um acordo de longo prazo com o Philadelphia 76ers, é o mais provável.
O Philadelphia 76ers acabou de ser derrotado no Jogo 7 das semifinais da Conferência Leste, pelo Celtics. Como consequência, eles tomaram a decisão de demitir o técnico Doc Rivers. Esse ato levou Harden a expressar sua apreensão quanto a voltar ao clube, se Rivers continuasse no comando, como ele declarou no Instagram, depois que a ESPN divulgou a notícia.
Ao longo de sua carreira de 1.000 jogos, que incluiu passagens pelo Oklahoma City Thunder, Rockets, Brooklyn Nets e 76ers, Harden teve uma média de 24,7 pontos, 7,0 assistências e 5,6 rebotes. Ele, prontamente, reconheceu um imenso corte salarial no verão passado, depois de se juntar ao Sixers vindo do Brooklyn, para ajudar a formar uma equipe competitiva. Ele concordou em assinar um contrato de US$ 68,6 milhões por dois anos, com uma opção de jogador, para a temporada 2023-24.
Como o 76ers terminou em 3º lugar na classificação da temporada regular da Conferência Leste, assinar novamente com o Philadelphia parece ser a melhor opção para Harden. No entanto, agora que Doc Rivers não está mais no comando, a química da equipe provavelmente evoluirá, talvez afetando as intenções do clube para a próxima temporada.
Se o Houston Rockets quiser atrair Harden de volta ao Toyota Centre, serão necessárias medidas consideráveis de reconstrução. Com jogadores como Jalen Green, Jabari Smith Jr. e Alperen Sengun, bem como a quarta escolha geral no draft de 2018 da NBA, os Rockets têm um núcleo jovem e forte. Apesar de terminar em último lugar na classificação da Conferência Oeste após a saída de Harden para o Nets na temporada 2020-21, Houston conseguiu superar o San Antonio Spurs nessa temporada, apesar de ambas as equipes terem registros indistinguíveis de 22-60.