Autor: Monojit Mandal
Heat 123 – 116 Celtics
O incrível esforço de Jimmy Butler, que incluiu 35 pontos e uma incrível recuperação no terceiro quarto, levou o Miami Heat a uma dramática vitória por 123 a 116 contra o Celtics no primeiro jogo das finais da Conferência Leste da NBA, em Boston.
O Heat demonstrou sua determinação ao superar um déficit de 13 pontos no segundo quarto, superando o Celtics por 46 a 25, em um terceiro período forte, que virou a maré a seu favor. Apesar de seu incrível desempenho de 30 pontos para o Boston, Jayson Tatum lutou contra importantes erros nos minutos finais, quando o Heat apertou sua defesa.
O desempenho impressionante de Butler incluiu cinco rebotes, sete assistências e seis roubos de bola, além de seus pontos. Bam Adebayo marcou 20 pontos, oito rebotes e cinco assistências, enquanto Max-Strus , Gabe-Vincent, Caleb-Martin e Kyle Lowry marcaram 15 pontos cada um, para ajudar o Miami a vencer.
Butler enfatizou a união diante da adversidade ao falar sobre a grande dinâmica da equipe, dizendo: “Estamos apenas jogando um basquete muito bom”. Mais do que tudo, estamos nos mantendo unidos nos bons e nos maus momentos. É um jogo de corrida. Podemos nos comunicar… e podemos consertar isso“.
O início explosivo de Butler continuou, pois ele marcou 12 pontos no primeiro quarto, seu sexto jogo das finais com um primeiro quarto de dois dígitos. O jogo permaneceu acirrado durante todo o tempo, sem que nenhuma equipe tivesse mais de quatro pontos de vantagem em um primeiro quarto, que incluiu 13 mudanças de liderança e terminou com o Celtics mantendo uma pequena vantagem, de 30 a 28.
Tatum assumiu o comando no segundo quarto, levando o Celtics a uma vantagem de 13 pontos no intervalo, 66 a 57. A ofensiva agressiva do Boston dominou dentro da quadra no primeiro tempo, superando o Miami, por 40 a 16. Marcus Smart foi fundamental para o Celtics, dando 10 assistências no primeiro tempo, igualando o recorde de sua carreira em um tempo.
O Heat, por outro lado, conseguiu uma recuperação incrível no terceiro período, superando o Celtics em 12 pontos e levando uma vantagem dominante para o quarto período. Depois de superar 11 turnovers no primeiro tempo, o Miami demonstrou um excelente gerenciamento de bola, cometendo apenas um turnover no terceiro período e obtendo sucesso em todos os aspectos do jogo.
O Celtics atrapalhou o fluxo ofensivo do Heat no primeiro tempo, mas o técnico do Heat, Erik-Spoelstra, valorizou a habilidade de Jimmy Butler como jogador e facilitador, na reta final.
O Celtics fez uma corrida de 7 a 0 no início da quarta sessão, reduzindo a vantagem para quatro pontos quando faltavam 2:31, mas o Miami respondeu com jogadas decisivas. Caleb Martin acertou um arremesso de três pontos no canto após um passe de Butler, e as infrações de Tatum em sucessivas posses de bola mudaram a maré, ainda mais, a favor do Miami.
Butler garantiu a vitória com um jumper de três pontos que venceu o jogo, faltando 1:03 para o fim da partida.
O desempenho do Miami além do arco foi crucial, pois eles recuperaram 16 de suas 31 tentativas de três pontos, em comparação com as 10 de 29, do Boston. Tatum foi completamente bloqueado pelo Heat no quarto período, negando-lhe qualquer oportunidade de arremesso.
O Celtics tentará empatar a série quando sediar o segundo jogo, na sexta-feira. No entanto, Butler enfatizou que o Heat está determinado a garantir outra vitória em Boston e não se contentar com uma divisão dos dois primeiros jogos.