Autor: Barkha Roy
Fabian Marozsan, um qualifier da Hungria, causou uma grande reviravolta na segunda-feira, no evento masculino do Masters de Roma, ao derrotar Carlos Alcaraz, número 2 do mundo, com um placar de 6-3, 7-6(4). Essa vitória permitiu que Marozsan avançasse para a quarta rodada do torneio. No evento feminino, Beatriz Haddad Maia, do Brasil, número 12 do ranking, garantiu um lugar nas quartas de final, ao derrotar Camila Osorio, da Colômbia, com um placar de 6-3 e 6-3.
Apesar de estar classificado em 135º lugar, o qualifier húngaro, que está participando de seu primeiro sorteio principal do ATP Tour, demonstrou notável compostura e habilidade, durante o ATP Masters 1000, em quadra de saibro. Seu desempenho confiante mostrou golpes certeiros e superou todas as expectativas, vencendo Alcaraz no processo. Na próxima partida da quarta rodada, Marozsan deverá enfrentar Borna Coric, que garantiu sua vaga, ao derrotar Roberto Carballes Baena, com um placar de 7-6(3), 6-1.
Por outro lado, Beatriz Haddad Maia triunfou sobre sua adversária sul-americana, em uma partida que durou 1 hora e 21 minutos. Ela. agora, enfrentará a cabeça de chave número 30, Anhelina Kalinina, da Ucrânia, nas quartas de final. Mais cedo, Kalinina venceu Madison Keys, a finalista de Roma em 2016, com um placar de 2-6, 6-2 e 6-4.
Andrey Rublev ampliou sua impressionante série em quadras de saibro europeias, ao vencer Alejandro Davidovich Fokina, por 7-6(8) e 6-3, avançando para a quarta rodada, em Roma. Em outra partida, Daniil Medvedev conseguiu superar Bernabe Zapata Miralles após uma batalha desafiadora, com um placar final de 3-6, 6-1, 6-3, marcando sua primeira entrada na quarta rodada. O próximo adversário de Rublev, será o qualifier alemão Yannik Hanfmann, que derrotou Marco Cecchinato, por 6-4, 4-6 e 6-3. Enquanto isso, a vitória de Medvedev prepara um possível confronto na quarta rodada, contra Alexander Zverev.
Jelena Ostapenko, ex-campeã de Roland Garros, alcançou sua terceira participação nas quartas de final em Roma, ao derrotar Daria Kasatkina com um placar de 6-4, 4-6, 6-0. Em uma partida separada, Elena Rybakina, atualmente em sexto lugar no ranking mundial, avançou para suas primeiras quartas de final do Masters de Roma, com uma vitória em sets diretos, de 6-3 e 6-3, contra Marketa Vondrousova. A atual campeã de Wimbledon, agora enfrentará Iga Swiatek ou Donna Vekic, na próxima rodada.
Zheng Qinwen, cabeça de chave número 22, garantiu sua segunda classificação para as quartas de final do WTA 1000, na Internazionali BNL d’Italia, com uma vitória difícil, por 6-4, 3-6 e 6-1, sobre sua conterrânea, Wang Xiyu. A partida teve duração de 2 horas e 30 minutos. Nas próximas quartas de final, Zheng Qinwen enfrentará Veronika Kudermetova, cabeça de chave número 11, que passou rapidamente por Marie Bouzkova, cabeça de chave número 27, com um placar convincente, de 6-2 e 6-2. A vitória de Kudermetova exigiu apenas 79 minutos de jogo.