Autor: Soorya G
O Brentford se aproveitou de uma equipe do West Ham, bastante modificada, para vencer facilmente no Gtech Community Stadium, por uma margem de dois gols, garantindo aos Bees uma impressionante classificação entre os primeiros colocados em apenas sua segunda temporada, na primeira divisão inglesa.
Como o atacante titular Ivan Toney ficou de fora do jogo contra o West Ham devido a uma lesão no tendão, que a equipe de Thomas Frank espera que não seja grave, o Brentford teve que contar com seus outros atacantes. Bryan Mbeumo e Yoanne Wissa foram eficazes, apesar de uma linha de ataque reduzida, marcando dois gols no primeiro tempo, para garantir a vitória da equipe. Os Hammers fizeram nove mudanças surpreendentes no time titular, em relação ao jogo anterior, provavelmente tendo em mente o importante jogo de volta da semifinal da Liga Europa contra o AZ Alkmaar, marcado para quinta-feira.
O veterano Danny Ings foi o titular da equipe de David Moyes e também balançou as redes no segundo tempo para tentar uma virada, mas foi marcado impedimento pelo VAR em uma decisão que Moyes chamou de “muito estranha”. O Brentford, ao contrário do adversário, teve várias chances de marcar, mas acabou desperdiçando pelo menos três grandes oportunidades. Mesmo assim, os comandados de Thomas Frank conseguiram somar três pontos, ao se aproximarem do fim de uma temporada maravilhosa.
O veterano meio-campista Ilkay Gundogan brilhou mais uma vez para o Manchester City, marcando dois gols e dando uma assistência na vitória do time, por 3 a 0, contra o Everton. A derrota do Arsenal contra o Brighton e o Hove Albion no final do dia, deixou o City a uma distância mínima do quinto título da Premier League, em seis anos.
Uma vitória do Manchester City contra o Chelsea no sábado, significará que as comemorações começarão cedo, caso contrário, o time poderá aumentar sua coleção de troféus no domingo, se a equipe de Mikel Arteta perder para o Nottingham Forest. No momento, o foco de Guardiola estará no jogo de volta da semifinal da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, que está preparado de forma brilhante, para um jogo de volta intenso, no Etihad.
Ilkay Gundogan tem sido extremamente influente no sucesso do City nos últimos tempos, inclusive em sua campanha pelo título. O alemão marcou dois gols contra o Leeds United há uma semana, na vitória em casa dos atuais campeões, antes de marcar o gol de Kevin de Bruyne contra o Real Madrid, na primeira partida da Liga dos Campeões, no Bernabéu. Seu desempenho extraordinário no domingo é uma indicação do motivo pelo qual Pep Guardiola espera que o alemão renove seu contrato com o clube, no final da temporada. Gundogan produziu uma habilidade mágica que enganou toda a defesa do Everton, para abrir o placar cerca de meia hora após o início da partida, antes de dar assistência para o segundo gol de Erling Haaland, após alguns instantes. A cereja do bolo foi o seu excepcional gol de falta aos minutos do segundo tempo, encerrando o seu 300º jogo, pelo iminente campeão da Premier League.
Se as informações forem verdadeiras, Gundogan decidiu se afastar do Manchester, e o Barcelona, recém-coroado campeão da La Liga, é o seu destino preferido. Nada se sabe ao certo no momento, e um verão interessante o aguarda.
No domingo, a incrível vitória do Brighton por 3 a 0 no Emirates foi o que, sem dúvida, será o último prego no caixão das chances de título do Arsenal na Premier League, garantindo que o Manchester City seja proclamado vencedor, na semana seguinte.
Os anfitriões foram se agravando cada vez mais à medida que os Seagulls os cercavam, e Mikel Arteta foi advertido, por desacato. Deniz Undav, então, deu o golpe final da partida, com um chute por cima de Aaron Ramsdale, depois que Leandro Trossard, ex-atacante do Brighton, cometeu um erro grave. Para piorar a situação, Pervis Estupinan marcou o terceiro gol, batendo no rebote e provocando comemorações em Manchester.