Autor: Barkha Roy
Espera-se que o Grande Prêmio de Ímola seja realizado no próximo fim de semana, apesar da região ter sofrido com tempestades e inundações severas, na semana passada.
No entanto, foi emitido um alerta para possíveis inundações nos próximos dias, com as colinas e planícies próximas a Bolonha, Ravenna e Fori, sob alerta vermelho, de quarta a quinta-feira. Embora se espere que a chuva diminua ao longo da semana, há previsões de novas chuvas e possíveis tempestades, durante a sessão de classificação, de sábado.
GP de Imola Chuvas contínuas e intensas que duraram um dia e meio fizeram com que os leitos dos rios transbordassem no norte da Itália, provocando deslizamentos de terra que resultaram na morte de pelo menos duas pessoas. Outras centenas de pessoas foram forçadas a evacuar suas casas, sendo que 400 receberam assistência do departamento de incêndio e resgate, e outras 250 foram realocadas, das áreas afetadas. Embora houvesse preocupações de que a interrupção pudesse afetar a próxima corrida em Ímola, que fica a 40 km de Bolonha, as autoridades expressaram confiança de que o evento ainda será realizado, pois a pista não sofreu danos significativos.
O Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, que foi o local do Grande Prêmio de San Marino de 1981 a 2006 e também sediou o Grande Prêmio da Itália em 1980, é uma das duas pistas italianas no calendário da F1 2023. Além disso, o Grande Prêmio de Emilia Romagna foi introduzido no calendário da F1 em 2020, devido à pandemia da COVID-19, e continua a fazer parte dele, desde então.
Durante a temporada de 2022, Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio Emilia Romagna, realizado no Autódromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari, que foi sua segunda de um total de 15 vitórias naquele ano, uma conquista recorde. Essa vitória também ajudou Verstappen a garantir seu segundo título, no Campeonato Mundial.
Atualmente, Verstappen está na fila para conquistar seu terceiro campeonato de pilotos, liderando a classificação por 14 pontos, com 119 pontos em sua conta. Enquanto isso, a Red Bull está liderando o campeonato de construtores por 122 pontos, com 224 pontos em seu currículo, enquanto a Aston Martin, em segundo lugar, tem 102 pontos, em sua conta.