Autor: Monojit Mandal
Em uma reviravolta inesperada, o Phoenix Suns optou por se separar do técnico Monty Williams, apenas dois anos depois de levar o clube às finais da NBA e um ano depois de ser eleito o técnico do ano. Duas pessoas familiarizadas com a situação revelaram essa informação no sábado, mas pediram anonimato em relação à informação.
Williams obteve sucesso significativo em Phoenix durante suas quatro temporadas regulares, com um recorde de vitórias de 63%. No entanto, os fracassos constantes do Suns na pós-temporada, pareceram ser o fator determinante na decisão da organização. Os anos sucessivos em que o Phoenix estava perdendo por 30 pontos no intervalo das partidas de eliminação em sua própria quadra, foram especialmente perturbadores.
A ESPN e o The Athletic divulgaram a notícia da demissão de Williams primeiro, causando um choque em toda a comunidade do basquete. Os recentes fracassos do Suns na pós-temporada foram difíceis de ver, especialmente devido à sua vantagem de 2 a 0 nas finais da NBA de 2021, que terminou em uma derrota de seis jogos. O clube também foi eliminado na segunda rodada dos playoffs em cada uma das duas temporadas anteriores, perdendo para o Mavericks, no ano passado e para o Nuggets, neste ano.
Após a derrota desoladora para o Denver, Williams expressou seu desgosto, reconhecendo os paralelos entre o triste final deste ano e a catástrofe do ano passado. É claro que o veredicto de sábado não teria dado muito conforto ao técnico, que está deixando o cargo.
Com a saída de Monty Williams, o Suns se juntou à lista de clubes que estão procurando um novo técnico, juntamente com o Toronto Raptors (que acabou de demitir Nick Nurse) e o Milwaukee Bucks (que se separou de Mike Budenholzer). Nurse ajudou o Raptors a conquistar seu primeiro título da NBA em 2019, enquanto Budenholzer supervisionou um retorno notável depois que o Phoenix assumiu uma vantagem inicial de 2 a 0, nas finais de 2021.
É provável que haja outras modificações, à medida que os Suns progridam. Espera-se que o elenco mude e, com um novo técnico no comando, um novo sistema será instalado, com a esperança de obter mais sucesso, no futuro.