Autor: Barkha Roy
Andrey Rublev, classificado como o sexto melhor jogador do mundo, saiu vitorioso contra Alex Molcan, na segunda rodada do Masters de Roma, com um placar de 6-3 e 6-4. Apesar de ter enfrentado dois atrasos por causa da chuva, Rublev conseguiu garantir a vitória. Por outro lado, Wang Xiyu, da China, também teve uma participação bem-sucedida, no Internazional BNL d’Italia, pois chegou à sua primeira rodada de 16, em um torneio WTA 1000. Wang derrotou Taylor Townsend, com um placar de 6-2, 0-6, 7-5, em uma partida desafiadora da terceira rodada.

Andrey Rublev utilizou seus potentes golpes de fundo com eficiência, na quadra de saibro molhada, quebrando o saque do adversário uma vez em cada set, para garantir a vitória contra Alex Molcan, que durou 80 minutos. Rublev, agora enfrentará o vencedor da partida entre Guido Pella e Alejandro Davidovich Fokina, 27º cabeça de chave, na terceira rodada do Masters de Roma.

Além disso, Borna Coric alcançou um marco significativo, ao conquistar sua 200ª vitória em nível de torneio no sábado, em uma partida muito disputada, contra o brasileiro Thiago Monteiro. Apesar de perder o primeiro set, o croata conseguiu virar o jogo e venceu um emocionante confronto de segunda rodada, que durou três horas e 34 minutos. Coric salvou um match point no tie-break do segundo set e venceu a decisão disputada de perto, por 4-6, 7-6 e 7-6. Ele agora se classificou para a terceira rodada do Masters de Roma, pela primeira vez, e deverá enfrentar Roberto Carballes Baena, em sua próxima partida. O espanhol passou para a próxima rodada, ao vencer o 20º cabeça-de-chave Daniel Evans, por 7-6(5), 5-7 e 6-4.

No evento individual feminino, Wang Xiyu se recuperou de uma desvantagem no último set e até salvou um match point, para vencer sua adversária Taylor Townsend, avançando para a próxima rodada do Internazional BNL d’Italia. Agora, ela enfrentará sua conterrânea Zheng Qinwen, que derrotou Anna Bondar em sets diretos, por 7-6(2) e 6-4, para chegar à sua primeira rodada das oitavas de final do WTA 1000, no saibro. A próxima partida de Wang será crucial, pois poderá lhe garantir uma vaga nas maiores quartas de final, de sua carreira.

Por outro lado, Sofia Kenin não conseguiu manter seu ímpeto, após uma impressionante vitória em sets diretos sobre Aryna Sabalenka, perdendo para Anhelina Kalinina, por 6-4 e 6-2. Apesar de ser uma ex-número 4 do mundo, Kenin não conseguiu igualar o jogo de Kalinina e teve de abandonar o torneio.

Na terceira rodada do Masters de Roma, Camila Osorio alcançou um marco importante ao derrotar Caroline Garcia, quinta cabeça de chave, por 6-4 e 6-4. Essa vitória impressionante coloca Osorio em uma posição forte, para avançar ainda mais no torneio, com uma vaga nas quartas de final, agora ao seu alcance. A próxima adversária de Osorio é a brasileira Beatriz Haddad Maia, 12ª cabeça-de-chave, que garantiu sua vaga na próxima rodada, ao derrotar Magda Linette, 17ª cabeça-de-chave, por 7-5 e 6-4, no primeiro encontro entre elas. Embora Haddad Maia tenha tido uma vantagem significativa em ambos os sets, ela teve que resistir a uma determinada reação da Linette, semifinalista do Aberto da Austrália, para garantir a vitória.