Autor – Amrit Santlani
José Mourinho está construindo sua reputação discretamente, longe do brilho e do glamour do seu sucesso no passado, mas não há como negar o fato de que o técnico português fez um excelente trabalho na AS Roma. O clube da Série A conquistou o título inaugural da Liga da Conferência da UEFA no ano passado e, após a vitória por 1 a 0 sobre o Bayer Leverkusen no jogo de ida da semifinal da Liga Europa, está a apenas noventa minutos de chegar a outra final da copa continental.
Depois de sua passagem pelo Manchester United e pelo Tottenham, a reputação de Mourinho pode ter sido abalada, mas o “especial” transformou a Roma em uma força poderosa, de forma lenta e constante.
Se os gigantes da Serie A chegarem à final da Liga Europa, será a sexta final europeia na carreira de Mourinho e uma oportunidade de conquistar o segundo título de prata da Roma, após uma longa espera de 14 anos, sem um único troféu. Entre eles, o Paris Saint-Germain.
Com o contrato de Mourinho com a Roma, previsto para terminar em 2024, tem havido muita especulação ligando o ex-técnico do Chelsea ao PSG, que está em uma situação complicada. Kylian Mbappe está sendo ligado ao Real Madrid novamente, os ultras do clube protestaram contra Lionel Messi e Neymar, e o clube não está nem perto de ganhar o troféu da Liga dos Campeões da UEFA que os parisienses desejam, há tanto tempo.
Depois de derrotar o Leverkusen, Mourinho foi questionado sobre o emprego no PSG, mas riu das ligações com o jogador de 60 anos, dizendo: “Se eles ligaram, não me encontraram“, segundo a Sky Sport Italia.
Apesar dos recentes altos e baixos em sua carreira, Mourinho conquistou muitos troféus em sua carreira. Sem desrespeitar a Roma, o português pode estar querendo voltar aos grandes clubes, competindo pela Liga dos Campeões.
“Acho que Mourinho vê a Roma como uma forma de se recuperar para outro grande trabalho“, disse recentemente o jornalista italiano James Horncastle, no podcast da Euro League.
“Ele gostaria de ter um projeto que fosse condizente com seu legado novamente, que seria a chance de disputar a Liga dos Campeões“, acrescentou Horncastle.