Autor: Monojit Mandal
O Phoenix Suns está supostamente considerando grandes mudanças no elenco, após a devastadora eliminação precoce dos playoffs, nas mãos do Denver Nuggets. Embora seja comum que os clubes revejam sua escalação depois de serem eliminados, o Suns parece ansioso para fazer alterações significativas, a fim de se recuperar melhor, na próxima temporada.
Muitas equipes considerariam que chegar às semifinais da Conferência é uma conquista louvável. No entanto, as aquisições no prazo de negociação do Suns, principalmente Kevin Durant, aumentaram a carga da equipe e elevaram as expectativas a novos patamares. Com um elenco repleto de estrelas, que incluía Durant, Devin Booker, Chris Paul e Deandre Ayton, as esperanças do Suns eram grandes para uma longa campanha nos playoffs.
Apesar de a obtenção de Durant ter sido uma grande conquista, o Suns teve que se desfazer de ativos importantes em sua negociação com o Brooklyn Nets. A saída desses jogadores, juntamente com a humilhante derrota em casa para o Denver Nuggets, provocou uma séria reflexão sobre a reconstrução da equipe, para a próxima temporada.
A derrota do Suns no último jogo por 125 a 100 para o Nuggets, que estava em primeiro lugar, fez com que os torcedores se perguntassem sobre os planos futuros da equipe. Esse revés parece ter influenciado a decisão da organização de fazer tais mudanças.
O Suns, de acordo com Tim MacMahon, da ESPN, pode estar disposto a negociar tanto Chris Paul quanto Deandre Ayton, durante o verão. A saída de Ayton tem sido especulada desde o ano passado, quando o Indiana Pacers fez uma oferta substancial, mas o Suns optou por mantê-lo no momento. O desempenho de Ayton em jogos decisivos atraiu muitas críticas, tornando sua provável saída, uma opção viável.
A troca de Paul seria baseada em sua disponibilidade e não em seu desempenho na quadra. Devido a lesões, o armador de 38 anos perdeu os quatro jogos anteriores do Suns. Além disso, seu contrato contém uma opção de clube de US$ 30 milhões que se torna totalmente garantida em 28 de junho. Com essas considerações, espera-se que o Suns faça uma escolha antes do prazo final.
O próximo verão do Phoenix Suns promete ser emocionante.
Com o risco de perder talentos consagrados, como Chris Paul e Deandre Ayton, o Suns está se preparando para uma reconstrução crítica que o converterá, em um verdadeiro candidato ao título, na próxima temporada.