Autor: Soorya G
A equipe brasileira não havia repassado uma determinada parte da taxa de transferência para os uruguaios.
O Palmeiras terá que lidar com alguns problemas extracampo nos próximos meses, em relação ao acordo de transferência com o Peñarol URU. O segundo colocado da Série A brasileira, havia contratado o lateral Joaquin Piquerez do Club Atletico Penarol no verão de 2021, por um valor não revelado. A taxa deveria ser paga pelo Palmeiras em parcelas, mas uma reclamação apresentada pelo Atlético Penarol afirma que o clube não recebeu pagamentos, no valor de 1,4 milhão de dólares, ou 5,4 milhões de reais. O Peñarol notificou a FIFA a respeito do problema, e a entidade máxima do futebol mundial respondeu, enviando uma notificação ao Palmeiras instruindo-o a pagar o valor pendente, em um prazo de 45 dias, sob pena de sanções.
A queixa registrada pelo Peñarol agora revelou os detalhes da transferência, que menciona um valor de R$ 4,9 milhões e uma multa de R$ 492.000. O clube uruguaio tratou do assunto com o Palmeiras inicialmente, mas rejeitou a oferta da equipe brasileira, de resolver a questão fora do tribunal. A denúncia do Peñarol à FIFA criou transparência em torno da questão e, embora o clube brasileiro não tenha ficado satisfeito com a divulgação pública, ele pagará sua dívida dentro do prazo estipulado, para evitar complicações futuras.
Caso o Palmeiras não reconheça sua dívida e decida ignorar as instruções da FIFA, poderá estar sujeito a sanções que incluem, entre outras, a imposição de multas adicionais e a proibição de registrar novos jogadores e membros da comissão técnica, bem como de renovar os contratos dos membros existentes. O Chelsea, time da Premier League, teve que lidar com problemas semelhantes no passado, depois que a violação dos regulamentos resultou na proibição de qualquer atividade, no mercado de transferências. De acordo com vários relatórios, o Palmeiras gostaria de evitar tais conflitos ou sanções e está preparado para pagar a quantia determinada pelo órgão máximo do futebol mundial. Eles receberam 45 dias para concluir a transação, mas espera-se que o processo seja concluído, muito antes do prazo.