Autor: Barkha Roy
A sexta-feira foi um dia misto para os brasileiros, com a dupla masculina brasileiro-alemã Marcelo Melo e Alexander Zverev, perdendo por 6-3, 3-6 e 6-10, para a dupla alemã Kevin Kraweitz e Tim Putz. Na chave de duplas femininas, a dupla canadense-brasileira Gabriela Dabrowski e Luisa Stefani, quinta cabeça de chave, também perdeu para a dupla tcheca-americana, Bethanie Mattek-Sands e Marie Bouzkova, por 6-2, 2-6 e 8-10.
No entanto, a dupla feminina campeã do Masters de Madri, Beatriz Haddad Maia e Victoria Azarenka, derrotou a dupla russa Veronika Kudermetova e Anastasia Pavlyuchenkova, em sets diretos.
Novak Djokovic, o número um do ranking masculino, conseguiu se recuperar de um primeiro set difícil, no qual cometeu 21 erros não forçados, vencendo a partida por 7-6(5) e 6-2, contra Tomas Martin Etcheverry, durante a segunda rodada do Masters de Roma, na sexta-feira. Ao mesmo tempo, Iga Swiatek, a número 1 do mundo no feminino, iniciou a defesa de seu título na Internazionali BNL d’Italia, com uma impressionante vitória sobre Anastasia Pavlyuchenkova, na segunda rodada na sexta-feira, vencendo por 6-0 e 6-0.
Depois de derrotar Tomas Martin Etcheverry, Novak Djokovic, que tem 35 anos de idade, está agora programado para jogar contra Grigor Dimitrov, na terceira rodada do Masters de Roma. Dimitrov conquistou 35 dos 40 pontos no primeiro saque e venceu 62% dos rallies, com mais de quatro tacadas para avançar, derrotando Stan Wawrinka, por 6-4, 7-6(3), depois de manter uma vantagem de 3-1, no segundo set.
Enquanto isso, Casper Ruud, o quarto cabeça de chave, também avançou para a terceira rodada, depois de derrotar Arthur Rinderknech, por 6-4 e 6-0. Ele enfrentará Alexander Bublik, que garantiu uma vitória por 6-4, 1-6 e 6-2 contra Ben Shelton, 28º cabeça-de-chave. Em outra partida, Holger Rune venceu em sets diretos contra Arthur Fils, que é o jogador mais jovem do sorteio, com 18 anos de idade. Rune enfrentará o wild card Fabio Fognini na terceira rodada, que conseguiu uma impressionante virada de 6-3, 7-6(6), contra Miomir Kecmanovic, 30º cabeça-de-chave.
Alexandre Muller caiu diante do número 13 do mundo, Cameron Norrie, que venceu em sets diretos em apenas 74 minutos. Norrie agora enfrentará Marton Fucsovics na próxima rodada, que garantiu uma vitória, por 6-3 e 6-4, sobre o 17º cabeça-de-chave, Alex de Minaur. Em outra partida, Jannik Sinner, um dos favoritos dos torcedores, superou Thanasi Kokkinakis, vencendo por 6-1 e 6-4, para avançar à terceira rodada. Ele agora enfrentará o lucky loser (perdedor sortudo)Alexander Shevchenko, que derrotou Sebastian Baez, por 6-3 e 6-4.
Enquanto isso, no sorteio de simples feminino, Swiatek fez história, ao se tornar a segunda jogadora, depois de Chris Evert, a ter várias vitórias por 6-0 e 6-0, em Roma. Ela conseguiu esse feito, depois de derrotar Anastasia Pavlyuchenkova na segunda rodada, após sua vitória sobre Karolina Pliskova, pelo mesmo placar, na final de 2021. Swiatek também ampliou sua sequência de vitórias em Roma para 12 partidas consecutivas, juntando-se a Chris Evert, Conchita Martinez, Gabriela Sabatini, Maria Sharapova e Serena Williams, como a sexta mulher na Era Aberta a vencer 12 ou mais partidas consecutivas, na Cidade Eterna.
Em outra partida, Paula Badosa venceu Ons Jaber pelo placar de 6-1 e 6-4, no confronto da segunda rodada. Sua próxima adversária será a cabeça-de-chave número 32, Marta Kostyuk, que também venceu sua partida ao derrotar Claire Liu, por 6-0 e 6-4.