Autor: Monojit Mandal
Em uma reviravolta notável, o mistério em torno da rejeição de Nikola Joki, do Denver Nuggets, ao prêmio de MVP, foi finalmente resolvido. O culpado por omitir totalmente o grande pivô de sua votação, foi identificado como Mark Jackson, da própria ESPN, que imediatamente emitiu um pedido de desculpas, após ser exposto na quinta-feira.
Por mais de uma semana, ficou claro que um dos votantes do prêmio de MVP havia ignorado Joki, quando os totais da votação foram divulgados. Joki havia recebido 15 votos de primeiro lugar, 52 votos de segundo lugar e 32 votos de terceiro lugar dos 100 votantes, totalizando 99 aparições. Apesar da ausência, Joki ganhou seu terceiro prêmio de MVP consecutivo, já que Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, ganhou com 73 votos dominantes no primeiro lugar. No entanto, ficou claro que essa omissão foi feita de propósito, para prejudicar as perspectivas de Joki ou fazer uma declaração contra sua candidatura, especialmente porque ele não recebeu nenhum voto para o quarto ou quinto lugar.
Finalmente, a NBA pôs fim à incerteza na quinta-feira, divulgando os votos de todos os 100 votantes. Mark Jackson, ex-jogador do All-Star da NBA e técnico do Golden State Warriors, foi o único membro da mídia a deixar Joki fora de seu top 5.
Poucas horas após a descoberta, Jackson foi à SiriusXM, para explicar seu comportamento. Ele admitiu que sua votação foi um “erro” não intencional, pois pensou que estava votando no All-NBA. Ele também expressou seu genuíno arrependimento a Joki e aos Nuggets pelo lapso.
Desde que os fãs da NBA analisaram os números na semana passada, as críticas à votação de Jackson foram rápidas, com seu colega de transmissão e ex-jogador da NBA, Charles Barkley, sendo particularmente veemente, ao criticar a imprecisão.
Vale a pena mencionar que, se uma pessoa realmente achar que um jogador não merece um lugar entre os cinco jogadores mais valiosos da liga, ela tem a capacidade de omiti-lo de sua cédula. No entanto, é evidente que esse não foi o caso do evento de Jackson, aumentando a controvérsia em torno da ocorrência.
Com o mistério respondido e o pedido de desculpas feito, as atenções agora podem se voltar para a notável temporada de Joki e os merecidos elogios que ele recebeu como um dos melhores jogadores da NBA.