Autor: Monojit Mandal
O Touro, popular mascote do time de basquete de Franca, foi recentemente absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após uma alegação de agressividade contra três oficiais, durante um torneio do Novo Basquete Brasil (NBB), no início deste ano. O fato ocorreu durante um jogo acirrado entre Franca e Pato Basquete, no Ginásio Pedrocão.
O mascote foi inicialmente acusado de agredir fisicamente os dirigentes na quadra, apesar de sua reputação de energizar o público e aumentar o espírito de equipe. No entanto, o clube rapidamente apresentou uma defesa convincente em favor do mascote, levando o promotor a abandonar as acusações. No entanto, os auditores do STJD já haviam exonerado o touro, afirmando que o mascote havia se chocado acidentalmente com os árbitros, enquanto cumpria sua função durante o jogo.
O supervisor da partida foi alertado, como consequência do evento, por suposto abuso de poder. O mascote foi acusado de “envolvimento em agressão física”, o que pode resultar em uma multa de quatro a doze jogos ou uma suspensão de 130 a 180 dias. Além disso, “invadir uma área designada para a equipe de arbitragem, o local da partida, campos de testes ou locais semelhantes durante ou entre intervalos regulamentados”, pode resultar em multa de um a três jogos ou suspensão de 15 a 180 dias.
Felippe Manoel, que se vestiu de touro nos últimos seis anos, expressou sua alegria com a absolvição do mascote. No tribunal, o estilista declarou o veredicto como uma “vitória” e reafirmou seu compromisso de ajudar o Franca em seu objetivo de conquistar o bicampeonato do NBB. Atualmente, o Franca está se preparando para as semifinais, onde enfrentará o Minas. Se chegar à final, enfrentará o vencedor da série entre Flamengo e São Paulo.
O resultado da absolvição do Bull provocou emoções conflitantes nos fãs de basquete. Embora os fãs do mascote estejam satisfeitos com o resultado, alguns dizem que é preciso tomar mais cuidado no futuro, para evitar tragédias semelhantes. No entanto, o mascote continuará sendo um elemento importante dos jogos de basquete de Franca, estimulando o espírito de equipe e criando uma atmosfera empolgante no Ginásio Pedroco.