Autor: Barkha Roy
A quinta-feira foi um bom dia para as estrelas brasileiras presentes na competição, pois no evento masculino, Thiago Monteiro derrotou Adrian Mannarino em sets diretos por 6-1 e 6-2 e passou para a segunda rodada. Em outro lugar, Beatriz Haddad Maia, derrotou a romena Elena-Gabriela Ruse por 6-2 e 6-3 e passou para a terceira rodada do torneio.
O terceiro dia do Masters 1000 de Roma teve muitas reviravoltas, tanto no evento masculino quanto no feminino. O número 99 do mundo e garoto local, Matteo Arnaldi, derrotou o argentino David Schwartzman, em um jogo de três sets, por 6-1, 4-6 e 6-3.
Depois de uma atuação dominante no primeiro set, Arnaldi não conseguiu converter duas oportunidades de quebra antecipada no segundo set, quando Schwartzman recuperou seu ímpeto na quadra de saibro. Schwartzman conseguiu quebrar o saque de Arnaldi para empatar o placar, e o momento de destaque do set ocorreu durante um ponto emocionante, que envolveu um tweener bem executado por Arnaldi. Apesar de ter sido muito aplaudido pelo público, Arnaldi perdeu a chance de ganhar o ponto com um chute de passagem, que passou longe.
No terceiro set, Arnaldi rapidamente assumiu a liderança mais uma vez e não enfrentou nenhum break point, no set final. No entanto, ele precisou de quatro match points e 12 minutos para finalmente garantir a vitória sobre Schwartzman, em um jogo final dramático.
Em outra partida, Emil Ruusuvuori conseguiu garantir uma extraordinária vitória na primeira rodada contra Ugo Humbert, em um confronto tenso, que durou três sets. Apesar de Humbert ter sacado em ambas as ocasiões, Ruusuvuori se viu em uma posição precária duas vezes, mas conseguiu se defender da primeira com 4-5, 40/30, no terceiro set. Ele repetiu a façanha no tie-break decisivo, quando estava perdendo para Humbert por 5/6, antes de fazer uma reviravolta notável e conquistar a vitória com um placar de 6-4, 3-6, 7-6(6).
Enquanto isso, no torneio feminino, Sofia Kenin causou uma grande reviravolta, ao derrotar Aryna Sabalenka e encerrar sua impressionante sequência de vitórias, antes das quartas de final por 7-6 e 6-2. Sabalenka, que venceu o Aberto de Madri na semana passada e já havia registrado 29 vitórias em partidas este ano, estava em excelente forma e ocupava a segunda posição, no ranking mundial. Além disso, ela também estava liderando a corrida para o WTA Finals. No entanto, a vitória de Kenin sobre Sabalenka, atrapalhou a excepcional temporada da tenista bielorrussa.
A americana Taylor Townsend derrotou a cabeça de chave número 3, Jessica Pegula, em três sets 6-2, 3-6, 6-3. Townsend demonstrou seu espírito de luta ao vencer sete games consecutivos, depois de estar perdendo por 2 a 0, no primeiro set. Essa recuperação impressionante a ajudou a assumir a liderança, ao vencer o primeiro set e quebrar o saque da adversária, no segundo. No entanto, foi seu rápido início no terceiro set que acabou garantindo a vitória para a americana, que utilizou suas habilidades de saque e voleio para sair triunfante na primeira partida de três sets, entre as duas jogadoras.
Enquanto isso, Coco Gauff, a atual número 5 do mundo, passou para a terceira rodada do torneio Internazionali BNL d’Italia depois de derrotar Yulia Putintseva, com facilidade. Gauff perdeu apenas um game durante toda a partida, triunfando sobre sua adversária, com uma vitória dominante por 6-0 e 6-1, na quinta-feira.