Autor: Vishwajit Sawant
O FC Basel e o West Ham United conseguiram uma vitória de virada, enquanto as duas equipes tentam fazer história, ao chegar à final da Liga da Conferência Europa da UEFA. O Basel conseguiu uma virada no final para vencer a Fiorentina, por 2 a 1. Enquanto isso, o West Ham United conseguiu uma vitória de virada, por 2 a 1, sobre o AZ Alkmaar em seu próprio jogo de ida, colocando-se em uma posição promissora, para chegar à sua primeira final europeia, em quase cinco décadas. Os resultados emocionantes prepararam um segundo jogo emocionante, com as partidas ainda muito equilibradas.
Basel surpreende a Fiorentina com uma vitória no final
O gol de Zeki Amdouni nos acréscimos, garantiu uma vitória crucial do Basel, por 2 a 1 fora de casa contra a Fiorentina, no jogo de ida, da semifinal da Liga Europa Conference. A equipe suíça tem grandes chances de se tornar o primeiro time da Suíça a chegar a uma final europeia.
Mesmo depois de ter um gol anulado pelo VAR, o Basel se manteve vivo no empate. A Fiorentina saiu na frente com o gol de cabeça do brasileiro Arthur Cabral aos 25 minutos, mas ele não comemorou, por respeito ao seu ex-clube, onde jogou de 2019 a 2022.
Apesar de terem a maior parte da posse de bola no jogo, os italianos permitiram que o Basel se estabelecesse no jogo, e a equipe suíça tornou-se mais ameaçadora à medida que a partida avançava. Andy Diouf empatou com um chute rasteiro de fora da área aos 71 minutos, e Amdouni (90’+3′), selou a vitória nos acréscimos, com um chute de 10 metros, após uma cobrança de falta flutuante.
A partida de volta será realizada na Basiléia, na quinta-feira.
A reviravolta do West Ham os coloca ao alcance da primeira final europeia em 47 anos
O West Ham United obteve uma vitória significativa no jogo de ida, das semifinais da Liga Europa Conference, colocando-o ao alcance de sua primeira final europeia, em 47 anos. Em 1976, ele perdeu para o Anderlecht (2-4), na final da Copa dos Campeões da UEFA.
Os Hammers superaram o AZ Alkmaar com uma vitória de virada, por 2 a 1, na quinta-feira. Embora o West Ham parecesse promissor no início do jogo, foi o Alkmaar que assumiu a liderança pouco antes do intervalo, com Tijjani Reijnders (41′), que marcou um gol de 20 jardas. No entanto, os Hammers mostraram resiliência no segundo tempo e conseguiram a virada.
Primeiro, Said Benrahma (67′) converteu um pênalti cobrado por Jarrod Bowen, antes de Michail Antonio (75′) aproveitar uma bola perdida na área do Alkmaar, para garantir uma vitória crucial para os anfitriões. O jogo de volta será realizado em 18 de maio em Alkmaar, e o vencedor enfrentará o Basel ou a Fiorentina, na final.
A equipe de David Moyes tentará dar continuidade à sua impressionante exibição e garantir uma vaga histórica na final europeia.