Autor: Barkha Roy
Nenhum brasileiro participou do segundo dia do Masters de Roma, mas o terceiro dia terá Thiago Monteiro, em ação contra Adrian Mannarino, na primeira rodada.
O astro suíço e ex-número 3 do mundo, Stan Wawrinka, obteve uma vitória enfática sobre Ilya Ivashka, em sets diretos, por 6-2 e 6-4, na quarta-feira, passando para a segunda rodada do Masters de Roma. Enquanto isso, o italiano Fabio Fognini, obteve uma grande vitória no torneio, ao derrotar Andy Murray, em três sets, por 6-4, 4-6 e 6-4.
No evento ATP Masters 1000, realizado em Roma, o tenista de 38 anos, que é o mais velho no sorteio, dominou a partida de 78 minutos, garantindo uma vaga na segunda rodada, pela 13ª vez. Com golpes potentes de forehand e backhand, o suíço acertou 26 winners e salvou com sucesso o único breakpoint que enfrentou, vencendo sua 12ª partida em nível de turnê, nesta temporada.
Em uma partida separada, Fognini começou o jogo com uma forte intenção de controlar o jogo e impedir que Murray usasse seu jogo estratégico, a partir da linha de base. Ele quebrou o saque de Murray em sua sexta oportunidade, e venceu o set contra o campeão do ATP Challenger Tour 175, da semana passada.
Apesar da tentativa de Murray de assumir o controle no segundo set, Fognini não permitiu que ele levasse a partida para a decisão, recuperando o saque e, por fim, vencendo o set. No terceiro set, o desempenho dominante de Fognini em seus jogos de serviço, provou ser a chave para sua vitória, pois ele perdeu apenas três pontos no saque. Murray perdeu um break, imediatamente após errar um forehand curto e não conseguiu se recuperar. Fognini, agora, enfrentará o francês Arthur Fils, que derrotou o também qualifier Juan Manuel Cerundolo, por 6-1, 1-6 e 6-4. Enquanto isso, Wawrinka jogará contra o búlgaro Grigor Dimitrov.
Em outro lugar, no evento individual feminino, Anastasia Pavlyuchenkova, ex-finalista de Roland Garros, derrotou Sara Errani em apenas uma hora e dois minutos com uma vitória por 6-1 e 6-1, marcando um encontro inédito com a atual número 1 do mundo e bicampeã, Iga Swiatek, na segunda rodada. Enquanto isso, Sloane Stephens, a campeã do US Open de 2017, derrotou Nadia Podoroska, em uma vitória em sets diretos, que durou 1 hora e 22 minutos, por 6-4 e 6-1. Stephens, agora se prepara para enfrentar Victoria Azarenka, cabeça de chave número 14, na segunda rodada.