Autor – Amrit Santlani
O capitão do Barcelona, Sergio Busquets, confirmou na quarta-feira que deixará seu clube de infância, após 18 anos no time catalão. Busquets, que também ganhou uma série de prêmios, incluindo a Copa do Mundo e duas Euros com a Espanha, acumulou um total de 718 partidas pelo Barcelona e é o terceiro jogador com maior número de partidas, pelo clube.
Em sua passagem pelo Barça, o meio-campista conquistou oito títulos do Campeonato Espanhol, sete Copas do Rei, sete Supercopas da Espanha e três Ligas dos Campeões.
O lendário jogador confirmou sua saída, por meio de um vídeo compartilhado pelo clube em suas redes sociais, com Busquets dizendo que era hora de fechar as cortinas de uma jornada ilustre e imensamente bem-sucedida.
“Embora não tenha sido uma decisão fácil, acho que chegou a hora. Foi uma jornada inesquecível. Sempre sonhei em jogar com esta camisa e neste estádio. A realidade superou todos os meus sonhos“, disse Sergio.
O meio-campista defensivo fez a sua estreia em 2008, contra o Racing Santander, tendo entrado no Barça como aluno da academia, antes de progredir nas categorias de base do La Masia.
Com os gigantes da La Liga prontos para conquistar mais um título da liga, Busquets deseja deixar o clube com uma nota positiva, como um campeão. A equipe de Xavi está atualmente no topo da classificação do campeonato, com 12 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Atlético de Madri, com cinco partidas, ainda a serem disputadas.
Depois de se destacar no time juvenil do clube, o espanhol foi integrado ao time principal sob o comando de Pep Guardiola e o resto, como dizem, é história. Após a decisão de Busquets de seguir em frente, muitos de seus colegas de equipe do passado e do presente o parabenizaram, incluindo Lionel Messi e até Luka Modric, que continua forte no Real Madrid.
Segundo relatos, o veterano meio-campista poderia estar indo para a Arábia Saudita, embora muitas equipes da MLS, também estejam interessadas em garantir a contratação de Busquets. O lendário jogador anunciou sua aposentadoria do futebol internacional, após a Copa do Mundo da FIFA 2022 com a Espanha, na qual La Roja foi eliminada nas oitavas de final, pelo Marrocos.