Autor – Amrit Santlani
Os gigantes da Série A, Inter de Milão e AC Milan, se enfrentaram no jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões da UEFA 2022-23, no Estádio San Siro, na noite de quarta-feira. A Inter triunfou por 2 a 0 sobre seu arquirrival AC Milan, graças aos gols de Edin Dzeko e Henrikh Mkhitaryan, no primeiro tempo. A equipe do técnico Stefano Pioli teve uma atuação desastrosa na defesa, já que foi derrotada no primeiro tempo por um time animado da Inter, que poderia ter marcado pelo menos, três ou quatro gols, no primeiro quarto da partida. Depois do intervalo, o time do Milan tentou atacar, mas só conseguiu acertar a trave; foi o mais perto que a equipe de Pioli chegou, na tentativa de incomodar o Inter.
A equipe de Simone Inzaghi havia levado a melhor sobre os rivais de San Siro, nos últimos jogos da Série A e também da Supercopa da Itália. Isso ficou evidente na maneira como os jogadores do Inter começaram a partida, e precisaram de apenas oito minutos, para abrir o placar.
Hakan Çalhanoğlu cobrou um escanteio na área, que Dzeko desviou para o fundo da rede com um voleio, sem dar qualquer chance ao goleiro Mike Maignan. Davide Calabria foi o culpado, pois não conseguiu marcar Dzeko corretamente, e o ex-atacante da AS Roma deu à sua equipe a liderança, com uma finalização de pé esquerdo.
Enquanto os comandados de Pioli ainda estavam se recuperando da desvantagem no placar, de repente eles se viram com dois gols a menos. Federico Dimarco cruzou para Mkhitaryan, e o armênio se esquivou do desafio de Sandro Tonali, para entrar no gol e dobrar a vantagem da Inter. O Milan foi pego de surpresa mais uma vez, e poderia estar com três gols de desvantagem, se o chute de Çalhanoğlu não tivesse batido na trave, enquanto Maignan fez uma defesa inteligente, impedindo que Mkhitaryan fizesse, na cara do gol.
Em seguida, Ismaël Bennacer sofreu uma pancada e foi substituído pelo atacante brasileiro, Junior Messias. Aos 30 minutos do segundo tempo, houve um grito de pênalti, quando Lautaro Martinez foi derrubado dentro da área, por Simon Kjær. Depois de uma revisão do VAR, o árbitro mudou de ideia, e os jogadores do Milan respiraram aliviados. No segundo tempo, a conversa de Pioli no intervalo fez efeito e a equipe começou a se sair um pouco melhor. O chute de Brahim Diaz passou rente ao gol de André Onana, antes de Maignan poupar a equipe com outra defesa inteligente, de Dzeko.
Logo em seguida, Diaz combinou com Olivier Giroud, que fez o passe para Tonali, mas o meio-campista italiano só conseguiu acertar a trave, em seu chute próximo à entrada da área. Essa foi a última grande chance da noite, já que a partida terminou em 0 a 2, com o Milan tendo uma montanha para escalar, no jogo de volta. Messias entrou em campo no primeiro tempo, mas não conseguiu causar impacto no jogo.
“Jogamos um primeiro tempo brilhante, mas é um placar apertado pelo que fizemos em campo. É uma noite extremamente positiva, que nos dá muita satisfação, mas está faltando mais uma peça para alcançarmos um sonho, no qual acreditamos desde agosto“, disse Inzaghi, após a vitória da Inter.
“Achei bizarro o fato de o Milan ter sido tão passivo. A Inter poderia ter ficado fora de vista. A melhor coisa que o Milan pode tirar do desempenho desta noite, é que o placar foi de apenas 2 a 0. Defensivamente, eles estavam em todos os lugares“, disse o ex-atacante do Liverpool, Peter Crouch, no BT Sport.