Autor: Barkha Roy
A ex-número 2 do mundo feminino, Anett Kontaveit, voltou de uma pausa de dois meses, por lesão, ao derrotar Alycia Parks, por uma margem idêntica de 6-1, e 6-1, na rodada de abertura do evento Rome Masters. Enquanto isso, Barbora Strycova registrou sua primeira vitória em simples em quase três anos, depois de uma dura vitória sobre Maryna Zanevzka por 6-1, 3-6 e 6-3 em uma partida difícil.
Enquanto Kontaveit, da Estônia, vem lutando contra uma lesão degenerativa nas costas, desde o outono passado, e fez uma pausa no início de fevereiro para se concentrar em resolver o problema, Strycova voltou ao recém-concluído Aberto de Madri, depois de fazer uma pausa de dois anos para a maternidade.
Apesar de ter caído recentemente para a 82ª posição no ranking, Kontaveit alcançou a 2ª posição mais alta de sua carreira na última temporada, antes de sofrer uma derrota na segunda rodada para Serena Williams, no US Open. Depois disso, Kontaveit chegou à final do torneio de sua cidade natal em Tallinn, mas sua lesão nas costas piorou significativamente, impedindo-a de vencer partidas consecutivas no Hologic WTA Tour, desde então. Depois de se retirar nas oitavas de final contra Shelby Rogers, no evento de Abu Dhabi no início deste ano, Kontaveit decidiu que já estava cansada, e foi se reabilitar.
Em 2021, Kontaveit teve uma temporada revolucionária, na qual liderou a turnê em vitórias, garantindo quatro títulos e conquistando um lugar em seu primeiro WTA Finals, onde chegou à partida final. Durante todo esse tempo, ela estabeleceu novos recordes para o tênis estoniano, chegando a ocupar o segundo lugar, na temporada seguinte. Na segunda rodada, Kontaveit competirá contra Liudmila Samsonova, que é a 16ª cabeça de chave. Esta última foi colocada diretamente na segunda rodada, graças ao fato de ser uma jogadora semeada.
Strycova enfrentou Zanevska, que ocupava a posição de número 77 no ranking, e mostrou sua experiência e habilidade, provando que não está “enferrujada”, após a pausa. Ela dominou o primeiro set, liderando por 4 a 0, mas Zanevska conseguiu elevar seu nível e lutar. No terceiro set, Strycova estava perdendo por uma quebra, mas teve uma recuperação impressionante ao vencer quatro games seguidos, recuperando o controle da partida. Na segunda rodada, Strycova, que tem 37 anos, jogará contra Maria Sakkari, a cabeça-de-chave número 9.
No evento masculino, o brasileiro Felipe Alves perdeu para Fabian Marozsan, por 7-5 e 6-1, em sets diretos, nas eliminatórias.