Autor: Vishwajit Sawant
O setor do futebol brasileiro foi abalado por alegações de manipulação de resultados. O zagueiro do Santos, Eduardo Bauermann, é um dos jogadores sob investigação. O Ministério Público de Goiás está analisando mais de 20 partidas da temporada anterior. As autoridades estão começando a apontar o envolvimento de alguns jogadores de futebol, na atividade ilícita.
Bauermann está sendo investigado por receber cartões, premeditadamente, durante as partidas. O zagueiro, supostamente aceitou uma oferta de 50.000 reais, o equivalente a aproximadamente 10.000 dólares americanos. Isso para receber cartões, intencionalmente, em campo. Um dos jogos mais examinados pela comissão é o empate entre Santos e Avaí, em que Bauermann recebeu uma advertência. Ele também está sendo investigado por ter organizado sua expulsão no jogo contra o Botafogo, contra o qual protestou veementemente.
Não houve nenhuma declaração oficial de Bauermann, sobre as alegações. Estão circulando rumores de que o Santos Club fará um anúncio, nas próximas horas. A notícia chocou a comunidade do futebol brasileiro, e espera-se que as autoridades tomem medidas rápidas, para punir os jogadores considerados culpados.
A manipulação de resultados é, há muito tempo, um flagelo no setor do futebol, e prejudica a integridade do esporte. As autoridades brasileiras vêm investigando casos de manipulação de resultados, há algum tempo. Esse último acontecimento é um lembrete claro de que o esporte deve permanecer vigilante, em sua luta contra a corrupção. As alegações contra Bauermann são particularmente sérias, dado seu alto perfil, como zagueiro central do Santos, um dos clubes mais famosos do Brasil.