Autor: Chandra Moulee Das
Em duplas, a dupla brasileiro-espanhola Matos/Vega-Hernandez perdeu para os espanhóis CarballesBaena/Landaluce por 2 a 6, 3 a 6.
O segundo cabeça-de-chave Daniil Medvedev venceu sua primeira partida no Aberto de Madri, avançando para a terceira rodada depois de derrotar Andrea Vavassori por 6–4, 6–3. Com quatro títulos conquistados nesta temporada, todos em quadras duras, Medvedev lidera atualmente o circuito masculino e tem cartel de 32-4 neste ano.
Stefanos Tsitsipas, quarto cabeça-de-chave, também avançou para o R32 depois de recuperar de uma desvantagem para derrotar Dominic Thiem por 3-6, 6-1, 7-6 (5). De acordo com as estatísticas da partida, Tsitsipas conseguiu acertar 39 primeiros saques consecutivos desde o final do primeiro set até o início do terceiro.
Os canadenses Denis Shapovalov e Felix Auger-Aliassime foram eliminados do torneio de simples do Aberto de Madri na segunda rodada no sábado. Auger-Aliassime, vindo de Montreal, perdeu em três sets para Dusan Lajovic da Sérvia, com o placar marcando 6-2, 3-6, 7-6 (5). Depois que Lajovic venceu o primeiro set, Auger-Aliassime respondeu vencendo o segundo set de forma convincente. No entanto, Lajovic acabou vencendo no desempate. Enquanto isso, Shapovalov sucumbiu ao chinês Zhang Zhizhen por 6-7 (4), 6-4, 7-6 (1).
No sorteio feminino, a segunda colocada Aryna Sabalenka garantiu uma vitória por 6-4 e 7-5 sobre Camila Osorio, que atualmente ocupa a 115ª posição. Sabalenka, atual campeã do Aberto da Austrália, tem como objetivo reconquistar o título que conquistou em 2021.
Durante a partida, a jogadora bielorrussa manteve a liderança na maior parte do tempo, com exceção de um breve lapso em seu desempenho depois que Osorio precisou de um tempo médico enquanto perdia por 4 a 1 no segundo set. Embora Sabalenka tenha encontrado alguma dificuldade com seu saque, ela conseguiu encerrar a partida.
Enquanto isso, a favorita da casa, Paula Badosa, eliminou a sexta colocada Coco Gauff com uma impressionante vitória por 6-3 e 6-0. Liudmila Samsonova também venceu a ex-vencedora do Aberto da França, JelenaOstapenko, com uma vitória por 6-2 e 6-0.
Em outras partidas, Irina-CamiliaBegu derrotou Shelby Rogers por 7–5, 6–2, enquanto Elise Mertens saiu vitoriosa contra JuleNiemeier com um placar de 6–3, 6–4. Em seu aniversário de 16 anos, a adolescente russa Mirra Andreeva continuou seu excelente desempenho ao garantir uma vitória por dois sets sobre Magda Linette por 6-3, 6-3.