Autor: Chandra Moulee Das
Na sexta-feira, nas oitavas de final de duplas, Gabriela Dabrowski de Ottawa e Luisa Stefani do Brasil saíram vitoriosas, vencendo por 4-6, 6-2, 10-7 contra Sofia Kenin dos Estados Unidos e Magda Linette da Polônia. Na categoria masculina, Felix Auger-Aliassime de Montreal e Denis Shapovalov de Richmond Hill, Ontário, derrotaram Robert Farah e Juan Sebastian Cabal da Colômbia com uma pontuação de 7-6 (5), 7-6 (2).
No individual masculino Carlos Alcaraz, atual campeão, enfrentou Emil Ruusuvuori, 41º classificado. Alcaraz teve que lutar para evitar uma virada no início, mas conseguiu garantir uma vitória por 2–6, 6–4, 6–2, avançando para R32. Ele deve jogar contra Grigor Dimitrov na próxima rodada, que derrotou Gregoire Barrere.
Em outra partida, Matteo Arnaldi, italiano, causou uma reviravolta ao derrotar o terceiro cabeça de chave Casper Ruud por 3–6, 4–6. Enquanto isso, Andrey Rublev, quinto cabeça de chave, continuou sua grande fase ao derrotar Stan Wawrinka por 7–5, 6–4, elevando seu recorde de saibro para 9–1 no ano após vencer o Monte Carlo.
Seguindo para o Madrid Open Feminino Individual R64, Bianca Andreescu sofreu uma derrota para a chinesa Wang Xiyu, perdendo por 3-6, 7-6 (5), 6-2. Esta foi a primeira partida de Andreescu desde que teve dois ligamentos rompidos no tornozelo esquerdo durante o Miami Open, em março. Eugenie Bouchard também sofreu uma derrota para Martina Trevisan, da Itália, apesar de aproveitar todos os três breakpoints durante a partida. Trevisan conseguiu quebrar Bouchard seis vezes durante o jogo.
Por outro lado, Iga Swiatek, líder do ranking, ultrapassou Julia Grabher, da Áustria, por 6–3 e 6–2, convertendo três das cinco chances de intervalo. Swiatek defronta Bernarda Pera na próxima jornada, depois de a americana ter vencido Tatjana Maria por 6-1 e 6-3. A terceira cabeça de chave Jessica Pegula, finalista do ano passado, derrotou a polonesa Magdalena Frech por 7-6 (5), 6-3. No entanto, a sétima colocada Elena Rybakina foi eliminada por Anna Kalinskaya por 7–5, 4–6, 6–2, e a americana Alycia Parks venceu Victoria Azarenka por 6–2, 7–6 (5).