Autor: Vishwajit Sawant
O nome do lendário jogador de futebol Pelé ganhou um novo status como adjetivo que significa “excepcional, incomparável, único” no dicionário Michaelis de língua portuguesa, amplamente utilizado no Brasil.
A edição online do dicionário agora inclui o termo “Pelé”, após uma bem-sucedida campanha da Fundação Pelé, que reuniu mais de 125.000 assinaturas para homenagear o legado do ícone do futebol.
Em dezembro, o mundo perdeu um ícone do futebol com a morte de Pelé aos 82 anos. A conquista inigualável de Pelé de vencer a Copa do Mundo três vezes e suas habilidades excepcionais em campo lhe renderam uma merecida reputação como o maior jogador de futebol da história.
Ao longo de uma carreira de duas décadas, ele estabeleceu um recorde ao marcar incríveis 1.281 gols em suas passagens pelo clube brasileiro Santos, a seleção brasileira e o New York Cosmos.
Depois que Pelé faleceu devido a problemas relacionados ao câncer de cólon, várias entidades, incluindo seu ex-clube, o Santos, o canal esportivo SporTV e a Fundação Pelé, vinham se esforçando para que a lenda do futebol fosse homenageada com uma entrada dedicada no dicionário.
Os editores dos dicionários Michaelis anunciaram na quarta-feira que incluíram a palavra “Pelé” na edição digital de seu dicionário de língua portuguesa. A versão impressa da próxima edição também contará com a palavra.
A entrada define “Pelé” como um adjetivo que significa algo ou alguém incomparável, excepcional, único e inigualável, assim como o falecido Edson Arantes do Nascimento, amplamente conhecido como Pelé, que é considerado o maior atleta de todos os tempos.
A Fundação Pelé manifestou-se satisfeita com o empreendimento e considerou-o uma justa homenagem ao “rei”. Ele twittou que o termo que há muito é usado para se referir a um indivíduo que se destaca em seu campo foi imortalizado nas páginas do dicionário!