Autor: Barkha Roy
O recém-coroado campeão do Madrid Open, Carlos Alcaraz, recebeu o prêmio Laureus Breakthrough of the Year 2023 na segunda-feira, em uma cerimônia em Paris. Assim, ele se tornou o quarto jogador de tênis masculino, depois de Marat Safin em 2021, Rafael Nadal em 2006 e Andy Murray em 2013, a ganhar esse prestigioso prêmio.
Esta é a segunda temporada em que um jogador do esporte ganha esse prêmio, depois que Emma Raducanu fez o mesmo, em 2022. Os outros indicados para essa premiação foram a sensação do tênis feminino Elena Rybakina, o patinador artístico Nathan Chen, o astro do atletismo Tobi Amusan, e o time de futebol masculino do Marrocos.
Alcaraz teve um ótimo ano de 2022, pois conquistou dois títulos do ATP Masters 1000 em Miami e Madri, ganhou seu primeiro Grand Slam no US Open, e também se tornou o mais jovem número 1 do mundo desde 1973, na história da classificação da ATP.
Outras estrelas do tênis também foram destaques para prémios. Rafael Nadal, foi nomeado para o World Sportsman of the Year, Iga Swiatek, para World Sportswoman of the Year e Diede de Groot, para o prêmio World Sportsperson of the Year.
No entanto, nessa cerimônia, Lionel Messi foi nomeado o esportista do ano. A equipe de futebol da Argentina ganhou o prêmio de Equipe Mundial do Ano após a Copa do Mundo no Catar, no ano passado. Assim, Messi se tornou a primeira pessoa a receber os dois prêmios Laureus, no mesmo ano.
Enquanto isso, a velocista jamaicana Shelly-AnnFraser-Pryce foi nomeada a esportista do ano, por ter se tornado a primeira pessoa a ganhar cinco ouros no evento individual de pista no Campeonato Mundial de Atletismo, depois de defender o ouro no Oregon, em julho.
Alcaraz foi classificado em segundo lugar no próximo Aberto da Itália, que começará em 9 de maio. O espanhol, que já venceu em Barcelona e em Madri, tentará registrar três vitórias em torneios de saibro. ao vencer em Roma.
No entanto, pode ser complicado para o jovem de 20 anos conseguir três vitórias consecutivas, após o retorno de Novak Djokovic, que foi o primeiro colocado nessa competição.