Autor: Barkha Roy
O garoto local número 1 do ranking, Carlos Alcaraz, defendeu com sucesso seu quinto título do ATP Masters 1000 no domingo, depois de vencer o perdedor Jan-Lennard Struff, acabando assim, com a boa fase do alemão na competição, por 6-4, 3-6 e 6-3.
Ao vencer esse jogo difícil, o jovem de 20 anos tornou-se o jogador mais jovem a defender um título do ATP Masters 1000, desde que Rafael Nadal o fez em 2005-06. Ele também se juntou a Nadal e se tornou o único jogador a vencer o Aberto de Madri, na sequência. Em virtude da vitória no campeonato, Alcaraz se tornará o número 1 do mundo no ranking da ATP, assim que aparecer em seu jogo de estreia, em Roma.
Apesar de enfrentar uma enxurrada de golpes potentes do adversário alemão, o atual campeão conseguiu se manter firme no primeiro set, graças à sua excepcional agilidade e capacidade de forçar Struff a cometer erros. O primeiro set durou 53 minutos, durante os quais o atual campeão obteve uma quebra de saque crucial em 3 a 3, quando Struff cometeu uma dupla falta. Embora Struff tenha conseguido manter seu saque quando serviu para o set, ele teve que lutar contra uma desvantagem de 0/40 para fazer isso. Essa quebra de saque provou ser o momento decisivo do set, permitindo que o atual campeão assumisse a liderança.
Em resposta à excepcional agilidade de Alcaraz, Struff utilizou seus potentes golpes de fundo para obter bons resultados, servindo e voleando durante todo o segundo set. Apesar de enfrentar cinco break points com 3 a 1 de desvantagem, Struff conseguiu manter seu saque, antes de empatar a partida.
Alcaraz teve dificuldades para vencer seus primeiros pontos de saque, ganhando apenas 60% (27/45) deles no primeiro e no segundo sets. No entanto, ele conseguiu melhorar seus pontos de primeiro saque para 81% (17/21) na decisão. À medida que a partida avançava, Alcaraz começou a vencer as longas trocas de golpes, e a bater com mais liberdade. Ele também usou seu drop shot de forma eficaz, puxando Struff pela quadra, o que acabou resultando em sua vitória.
Em outro lugar, no evento de duplas feminino, a dupla bielorrusso-brasileira Victoria Azarenka e Beatriz Haddad Maia saiu vitoriosa ao derrotar as americanas Coco Gauff e Jessica Pegula, por 6-1 e 6-4 em sets diretos, na final de domingo. A dupla não-semeada teve uma semana excepcional, derrotando duas das três primeiras cabeças de chave, e conquistando seu primeiro título de torneio juntas.
Fazendo sua estreia como equipe no Aberto de Madri, Victoria Azarenka e Beatriz Haddad Maia tiveram um início notável, ao eliminarem as cabeças-de-chave número 3 e campeãs de Stuttgart, Desirae Krawczyk e Demis Schuurs, na primeira rodada. Elas continuaram sua impressionante corrida ao derrotar Paula Badosa/Bethanie Mattek Sands e Leylah Fernandez/Taylor Townsend, para chegar à final.