Autor – Amrit Santlani
O ex-jogador do Arsenal e do Chelsea, Willian, despontou no Corinthians e, depois de um período difícil no Emirates, o brasileiro voltou para casa para uma segunda passagem pelo clube de sua infância em 2021, mas as coisas pioraram.
Depois de apenas seis meses, Willian rescindiu seu contrato com o clube de sua infância e o Fulham lhe ofereceu um caminho de volta à Premier League, o que ele aceitou de bom grado. Agora, o jogador de 34 anos tem apenas dois meses restantes em seu contrato atual, no Craven Cottage, mas o meio-campista declarou que não tem planos de voltar ao seu país natal.
Em uma entrevista à PL Brasil, Willian esclareceu que, ao contrário de muitos jogadores de futebol, ele não gostaria de encerrar a carreira no Brasil, seu país natal, citando a “pressão desumana” dos torcedores.
“É um assunto complicado porque quando você critica o jogador na bola, você diz que ele não foi bem, isso acontece. Jogador(sic) não é uma máquina, ele também vai ter dias bons e ruins. Mas, às vezes, os torcedores não aceitam os dias ruins“, disse o jogador da seleção brasileira.
Ele continuou: “O que eu vejo no Brasil, às vezes é uma pressão desumana, que leva à violência na base, ameaça a família, os filhos… quando se trata dessa parte, para mim, a coisa muda. Eu tenho que preservar minha família, é meu bem mais precioso.“
premierleague.com
Depois de sua passagem incrivelmente bem-sucedida pelo Chelsea entre 2013 e 2020, quando Willian fez 339 jogos pelo time de Stamford Bridge, incluindo 63 gols e 62 assistências, o veterano foi para o Arsenal em uma transferência gratuita, e assinou um contrato lucrativo de três anos, com os Gunners.
O brasileiro só conseguiu marcar um gol durante sua passagem pelo Emirates, dando outras sete assistências, mas ele mesmo descreveu seu período no norte de Londres como “a pior época que viveu como profissional”. Ele conseguiu disputar apenas 37 partidas em todas as competições em um período muito abaixo do esperado.
Apenas um ano depois de se juntar ao Arsenal, Willian rescindiu seu contrato com o clube, por consentimento mútuo e se juntou ao seu clube de infância, o Corinthians, para uma segunda passagem, mas mal sabia ele, que as coisas só iriam piorar.
O brasileiro alegou ter recebido ameaças, muitas das quais dirigidas à sua família. Depois de seu período tumultuado no Corinthians, ele novamente rescindiu seu contrato em agosto de 2022, e decidiu voltar para a Europa, onde permanece e espera encerrar seus dias de jogador, longe de seu país natal.
“Eu não quero voltar para o Brasil, nunca mais. Eu já tinha esse pensamento desde antes do Corinthians. Acabei voltando para o clube onde comecei, porque eu e o Corinthians queríamos! Mas, eu já estava pensando em ficar até o final na Europa“, disse Willian.
“E agora, pretendo encerrrar aqui, seja na Europa, nos Estados Unidos ou em outro lugar. Se puder ser na Inglaterra, seria perfeito. Pretendo jogar mais quatro ou cinco anos. Mas nunca se sabe, porque o futebol muda muito“, concluiu.
Desde que se juntou ao Fulham, o veterano contribuiu com 3 gols e 4 assistências para o clube em 26 partidas na Premier League e na FA Cup. Willian certamente adoraria ficar em Craven Cottage, na presença dos brasileiros Andreas Pereira e Carlos Vinícius. O clube está atualmente em décimo lugar na Premier League, com 45 pontos em 34 partidas.