Autor: Barkha Roy
A Red Bull Racing mais uma vez dominou os procedimentos no dia de treinos do GP de Miami de 2023, com o atual campeão de pilotos, Max Verstappen, chegando à frente de Carlos Sainz e Charles Leclerc, da Ferrari.
Durante a sessão, as equipes foram observadas forçando mais seus carros, à medida que a intensidade da pista aumentava. Sergio Perez teve um dia abaixo do ideal na P4, enquanto Fernando Alonso ficou com a P5 para completar os cinco primeiros.
Semelhante ao GP de Baku, o GP de Miami de F1 de 2023 parece ter uma hierarquia comparável a Ferrari, assumindo a liderança em corridas de uma volta. Tanto Charles Leclerc quanto Carlos Sainz, demonstraram desempenhos impressionantes durante o fim de semana, com a Ferrari adotando uma abordagem conservadora na sexta-feira, e aumentando a intensidade no sábado. É possível que a corrida deste fim de semana siga um padrão semelhante ao de Baku, em que a Ferrari domina na classificação, mas tem dificuldades durante a corrida. Embora a Mercedes e a Aston Martin estejam ficando para trás nas corridas de uma volta, seu ritmo de corrida parece ser promissor.
Parece que a Alpine fez progressos e espera-se que marque pontos em Miami. Embora Lando Norris mereça reconhecimento por vencer alguns pilotos das quatro principais equipes, talvez não seja realista prever uma forte concorrência da Alpine ou da McLaren, contra as equipes líderes. A diferença entre as quatro primeiras e o restante das equipes é significativa, portanto, é provável que ocorra uma batalha interna, entre a Alpine e a McLaren, durante a corrida.
Enquanto isso, a Red Bull demonstrou um forte desempenho desde o início do fim de semana de corrida, o que pode ter dado a impressão de que a diferença entre elas e as equipes perseguidoras não era tão grande quanto o previsto. No entanto, à medida que a temporada progrediu e a equipe fez atualizações, tanto a Mercedes quanto a Ferrari, mostraram um ritmo impressionante em vários momentos. No entanto, parece improvável que qualquer uma das equipes tenha a capacidade de desafiar o domínio da Red Bull neste fim de semana.
No entanto, o fraco desempenho de Sergio Perez na classificação, prejudicou suas chances. O piloto mexicano não conseguiu igualar o ritmo de seu companheiro de equipe e, embora ele possa esperar uma largada na primeira fila para rivalizar com seu companheiro de equipe, conseguir isso será um desafio.