Autor: Barkha Roy
O cabeça de chave número um e atual campeão Carlos Alcaraz chegou à sua segunda final consecutiva no Aberto de Madri, no dia de seu aniversário, ao derrotar o croata Borna Coric por 6-4 e 6-3 em sets diretos. Alcaraz precisou atuar em seu nível mais alto para derrotar Coric, que teve um desempenho determinado. A variedade de habilidades de Alcaraz teve um papel crucial em sua vitória, já que ele frequentemente movimentava Coric pelo Estádio Manolo Santana. Ele conseguiu quebrar o saque de Coric em quatro das seis ocasiões, garantindo a vitória, em uma hora e 41 minutos.
Alcaraz, que recentemente defendeu seu título de Barcelona, agora tentará garantir seu quarto título consecutivo do ATP Tour no domingo. Se for bem-sucedido, ele poderá recuperar seu primeiro lugar na classificação da ATP. Alcaraz se afastou de sua tática habitual de drop shots e isso, por sua vez, foi crucial para que ele abrisse o primeiro set no quinto game.
O croata quebrou Alcaraz no quarto game do segundo set, para empatar o jogo em 2 a 2, mas seu cansaço ao longo do jogo deu uma vantagem ao espanhol, que venceu o segundo set por 6 a 3. O garoto local agora enfrentará o lucky loser ( perdedor sortudo) Jan-Lennard Struff, que se tornou o primeiro jogador a chegar a uma final de um evento ATP Masters 1000, ao derrotar o qualifier Aslan Karatsev por 4-6, 6-3 e 6-4.
Depois de um primeiro set desafiador, no qual teve dificuldades para lidar com a velocidade de Karatsev, o jogador alemão fez alguns ajustes e apresentou um desempenho poderoso e assertivo no segundo e terceiro sets, dominando um Karatsev exausto. Ele acertou 37 winners e quebrou o saque de Karatsev três vezes, o que lhe permitiu chegar à sua segunda final em nível de turnê.
No evento individual feminino, Iga Swiatek, número 1 do mundo, chegou à sua primeira final do Aberto de Madri, após uma vitória retumbante por 6-1 e 6-1 sobre Veronika Kudermetova, 12ª colocada, na sexta-feira. A estrela polonesa precisou de apenas 1 hora e 19 minutos para superar a russa.
Na partida, Swiatek teve um início forte, vencendo os primeiros sete pontos e assumindo uma vantagem de 5 a 1. Ela então, salvou um break point naquele game com um rali de backhand bem executado, antes de vencer o set. No segundo set, Swiatek novamente assumiu uma vantagem dominante de 4 a 1, mas Kudermetova se recuperou e conquistou quatro break points. No entanto, Swiatek manteve a calma e frustrou cada uma das tentativas de Kudermetova, garantindo a vitória, sem perder seu próprio saque.
Enquanto isso, nas duplas femininas, a dupla americana Coco Gauff e Jessica Pegula, cabeça-de-chave número um, superou a dupla não-semeada Marta Kostyuk e Elena-Gabriela Ruse, vencendo o jogo por 7-5, 7-6(5) e preparando o confronto final entre as vencedoras da dupla Brasil-Rússia Beatriz Haddad Maia e Victoria Azarenka e a dupla americano-canadense Taylor Townsend e Leylah Annie Fernandez, que devem jogar sua semifinal no sábado.