Autor: Monojit Mandal
O Milwaukee Bucks e o técnico Mike Budenholzer se separaram após cinco temporadas juntos. A decisão foi tomada após a derrota do Bucks por 128 a 126 na prorrogação para o Miami Heat no Jogo 5 das oitavas de final da Conferência Leste. Adrian Wojnarowski, da ESPN, foi o primeiro a divulgar a história.
O futuro de Budenholzer foi questionado depois que o Bucks deixou escapar uma vantagem de 16 pontos no quarto período. O Heat superou o Bucks por 32 a 16 no quarto período, e o arremesso de Jimmy Butler que empatou o jogo a menos de um segundo do fim forçou a prorrogação. Budenholzer não conseguiu explicar aos repórteres, após o jogo, por que o Bucks não pediu um tempo após a cesta de Butler.
Além disso, o astro Giannis Antetokounmpo falou sobre a falta de ajustes defensivos da equipe contra Butler durante toda a série. O Bucks, que terminou com a melhor marca da temporada regular da NBA, foi o primeiro cabeça de chave número 1 a cair na primeira rodada dos playoffs desde o Chicago Bulls em 2012. Eles perderam três vezes nas duas primeiras rodadas da pós-temporada nos últimos quatro anos.
Apesar do resultado desanimador, os Bucks ainda são considerados um clube de primeira linha da Conferência Leste. A equipe da frente terá que trabalhar no elenco neste verão com um novo técnico. Os principais ‘free agents’ desse verão incluem Khris Middleton, Jrue Holiday, Brook Lopez, Jae Crowder e Joe Ingles.
Antetokounmpo, que ainda tem dois anos garantidos em seu contrato, poderá negociar uma extensão de três anos, no valor de US$ 173 milhões, a partir da offseason. Entretanto, Brian Windhorst, da ESPN, acredita que é improvável que isso aconteça.
A passagem de Budenholzer pelo Bucks inclui levar a equipe ao campeonato da NBA em 2020-21, o primeiro título da franquia desde 1970-71. Ele venceu pelo menos 51 jogos em quatro de seus cinco anos com a equipe e terminou com um recorde de 271-120.
Os Bucks agora estão procurando um novo técnico para levar a franquia adiante. Considerando as dificuldades anteriores da equipe na pós-temporada, a decisão de romper com Budenholzer não foi totalmente inesperada. Ainda não se sabe quem será escolhido para a função.
A gerência executiva do Milwaukee Bucks estará sob pressão para encontrar o técnico perfeito que possa levar a franquia a uma grande campanha nos playoffs na próxima temporada. O Bucks tem potencial para ser um dos principais concorrentes na Conferência Leste nos próximos anos, tendo Antetokounmpo e Middleton como seus principais jogadores. No entanto, a equipe precisará fazer ajustes no elenco e encontrar um técnico que possa trazer à tona o melhor de seus astros.
Muitas pessoas ficaram surpresas com a decisão de se separar de Budenholzer, dado o sucesso da equipe nos últimos cinco anos. Entretanto, após a decepcionante eliminação nos playoffs, a diretoria do Bucks sentiu claramente que era necessária uma mudança.