Autor: Barkha Roy
A FIA alterou o comprimento de duas das zonas de DRS do GP de Miami para o próximo fim de semana do Grande Prêmio de Miami. Embora as localizações das três zonas DRS sejam as mesmas do ano passado, a FIA encurtou os dois primeiros pontos de ativação, aumentando a distância em comparação com 2022.
Essas modificações que estão sendo feitas pela FIA estão sendo implementadas em cada pista e não estão relacionadas à redução da zona de DRS durante o recente GP do Azerbaijão. Naquela corrida em particular, a zona de DRS na reta principal foi reduzida em 100 metros. Nesta temporada, a FIA tem se esforçado para refinar as zonas de DRS em várias pistas de corrida. Por exemplo, durante o GP da Austrália, quatro zonas de DRS foram reintroduzidas.
O ponto de ativação da primeira zona DRS em Miami, que anteriormente estava situado 30 metros após a Curva 9, na reta para a Curva 11, agora foi transferido para 105 metros após a curva. Essa alteração resultou em uma redução da zona DRS em 75 metros.
Da mesma forma, o ponto de ativação da segunda zona de DRS na reta de trás foi recuado em 75 metros, e agora começa 525 metros após a curva 16, em vez de 450 metros.
Por outro lado, os pontos de ativação da zona DRS final no início da curta reta de largada/chegada não foram alterados. No entanto, essa seção tem pouco impacto sobre as oportunidades de ultrapassagem.
Após essa decisão do órgão de automobilismo em Baku, vários pilotos questionaram a lógica da medida, especialmente depois que as ultrapassagens nas corridas se tornaram bastante difíceis devido ao ‘downforce’ extra que as equipes foram obrigadas a adicionar aos seus carros nesta temporada.
Depois de uma corrida cativante no Azerbaijão, o evento de Fórmula 1 mudará seu foco para Miami para a segunda edição do Grande Prêmio. Essa corrida está programada para acontecer de 5 a 7 de maio e será a primeira das três corridas que serão realizadas nos Estados Unidos ao longo da temporada.