Autor: Soorya G
Nas três rodadas anteriores a essa partida, os napolitanos empataram duas vezes e venceram a Juve por 1 a 0 (e também foram eliminados nas quartas de final da Liga dos Campeões). Mas a continuação da queda de rendimento não foi um obstáculo, pois o Napoli foi coroado campeão da Série A após o empate com a Udinese. Cinco rodadas antes do final do campeonato, o líder se distanciou do segundo colocado por 16 pontos.
Os líderes do campeonato saíram na frente e empataram depois que o meio-campista esloveno Sandi Lovric marcou para os anfitriões nos primeiros minutos do primeiro tempo. O artilheiro da Série A, Victor Osimhen, empatou no segundo tempo para garantir um empate para sua equipe, o que foi suficiente para coroar os comandados de Luciano Spalletti, já que o Napoli conquistou o título da Série A depois de mais de três décadas. O Napoli havia conquistado o título da Serie A pela última vez em 1990, durante a gestão do ídolo argentino Diego Maradona no clube. Maradona também fez parte da equipe do Napoli que conquistou o título da Serie A em 1987.
“Ver os napolitanos felizes é o suficiente para que você tenha uma noção da alegria que eles estão sentindo. Essas pessoas vão se lembrar desse momento quando a vida ficar difícil, elas têm todo o direito de comemorar assim. Você se sente um pouco mais relaxado, sabendo que proporcionou a eles esse momento de felicidade“, disse Luciano Spalletti, satisfeito, depois que sua equipe foi confirmada como campeã da liga.
Os torcedores de longa data do Napoli ficaram emocionados após a vitória, que veio depois de um longo período de declínio e ruína financeira. Em seu período difícil, o time foi rebaixado duas vezes para a Série C, onde jogou até 2006. Embora a equipe tenha vencido a Copa Itália em várias ocasiões, o título da liga os iludiu por décadas. O time chegou muito perto de vencer a Série A sob o comando do atual técnico da Lazio, Maurizio Sarri, mas foi superado pela Juventus em todas as ocasiões. Entre 2015/16 e 2018/19, o Napoli foi uma das melhores equipes do campeonato, acumulando 82, 86, 91 e 79 pontos, mas não conseguiu levantar o troféu.
“É uma sensação incrível, esperamos tantos anos por este momento. Ser capaz de entregar o Scudetto aos napolitanos é algo que nunca esqueceremos e que continuará a viver em nossos corações pelo resto de nossas vidas“, disse Osimhen após a vitória do Napoli.