Autor: Barkha Roy
Jan-Lennard Struff surpreendeu nesta quinta-feira o grego Stefanos Tsitsipas, quarto cabeça de chave, por 7-6(5), 5-7 e 6-3 para chegar às semifinais do ATP Masters 1000 Madrid Open. Ao derrotar a estrela grega do tênis, o alemão se tornou o terceiro perdedor de sorte na história do evento Masters 1000, a chegar às semifinais, depois dos feitos heróicos de Thomas Johansson em 2004, em Toronto, e Lucas Pouille, em 2016, em Roma.
A batalha entre os dois jogadores foi equilibrada, com cada uma das estrelas se saindo bem em seus jogos de serviço, até que o alemão cometeu uma dupla falta no primeiro break do jogo no segundo set, com o placar de 5 a 5. No entanto, ele voltou com força, conquistando seu primeiro break point da partida no terceiro set, com o placar de 2 a 1.
Agora, o alemão enfrentará o russo Aslan Karatsev, de 29 anos, que também se classificou para essa competição. Karatsev, ao derrotar a sensação chinesa Zhang Zhizhen por 7-6(3) e 6-4, tornou-se o segundo qualifier a chegar às semifinais na história da competição, além de ser sua primeira participação nas quartas de final em um evento ATP Masters 1000.
O confronto entre os dois adversários foi equilibrado e, na verdade, era o chinês que estava dominando inicialmente. Mas o russo manteve a calma e salvou três break points no caminho para vencer o primeiro set e, por fim, o jogo em uma hora e 40 minutos.
Enquanto isso, no evento individual feminino, a estrela russa Aryna Sabalenka, segunda cabeça de chave, derrotou a grega Maria Sakkari, nona cabeça de chave, por 6-4 e 6-1 em sets diretos, chegando à final do Aberto de Madri pela segunda vez em três anos.
Sabalenka começou o jogo em alta, vencendo os três primeiros games, mas a grega recuperou o ânimo e empatou a partida vencendo os três seguintes. No entanto, a russa estava tão dominante a partir daquele momento, quando o placar marcava 3 a 3 no set de abertura, que venceu nove dos 11 games, incluindo os últimos cinco games.