Autor: Soorya G
Manchester City – West Ham – 3:0
Erling Haaland fez história na Premier League ao marcar seu 35º gol na temporada, quebrando o recorde de longa data da dupla icônica Alan Shearer e Andy Cole, que marcaram 34 gols cada em 42 jogos da Premier League. Haaland ainda tem mais cinco jogos para disputar nesta temporada e, na fase que se encontra atualmente, ultrapassar a marca de 40 gols não seria uma grande surpresa. O norueguês marcou seu gol recorde contra o mesmo time em que marcou seu primeiro gol, ao reescrever os livros de história com uma audaciosa finalização sobre o veterano goleiro do West Ham, Lukasz Fabianski. Haaland marcou o segundo dos três gols do Manchester City, já que os líderes da liga se recusaram a diminuir a intensidade depois de estabelecer uma vantagem decisiva no topo da classificação da Premier League.
No Etihad Stadium, a equipe de David Moyes conseguiu tornar as coisas desafiadoras para os concorrentes ao título. Nenhuma das equipes havia marcado até o intervalo. Mas antes de Haaland ter seu momento ao sol, o meio-campo holandês Nathan Ake cabeceou para o City no início do segundo tempo. Quando Phil Foden, que entrou como reserva, marcou o terceiro gol no final do jogo, a vitória se tornou ainda mais convincente.
A equipe de Pep Guardiola foi lembrada pelo triunfo do Arsenal contra o Chelsea na noite anterior de que não havia espaço para descuidos na busca pelo título da Premier League. Os Cityzens estão esperançosos de que isso sirva como o início da conquista da tríplice, historicamente significativa para o clube, já que eles também perseguem a Liga dos Campeões, tendo chegado a mais uma semifinal sob o comando do mentor espanhol.
Considerando o que havia acontecido anteriormente, o avanço ocorreu no início do segundo tempo e foi incrivelmente simples em comparação. O técnico David Moyes estava visivelmente irritado com o desempenho de sua equipe, depois de lutar extremamente bem no primeiro tempo, apesar de ter uma equipe aparentemente esgotada. Declan Rice, Thomas Soucek, Aguerd e Zouma ficaram de fora quando Jack Grealish sofreu falta de Flynn Downes no segundo tempo. O argelino Riyad Mahrez fez um cruzamento certeiro, que foi devidamente cabeceado por Nathan Ake, que deu a liderança ao City.
Stefan Ortega, fazendo sua estreia na Premier League, foi momentaneamente pressionado pelo West Ham, que ameaçou seu gol em oportunidades de bola parada. No entanto, Haaland aproveitou a chance durante o contra-ataque. Jack Grealish passou para Haaland, que converteu para selar uma vitória magnífica. O gol de Foden aos vinte minutos do cronômetro serviu como a cereja do bolo, já que o City mantinha a liderança.
Liverpool – Fulham – 1:0
Com uma vitória polêmica por 1 a 0 sobre o Fulham, o Liverpool manteve suas poucas chances de ganhar uma vaga na Liga dos Campeões com vida e ficou a quatro pontos do quarto colocado Manchester United. Depois que Issa Diop derrubou Darwin Nunez intencionalmente dentro da área, Mohamed Salah marcou o pênalti da vitória do Liverpool, e fez seu 17º gol na Premier League na temporada. O pênalti foi marcado pelo árbitro Stuart Atwell, decisão que o técnico do Fulham, Marco Silva, classificou de “constrangimento”.
Decordova-Reid teve uma boa chance, mas chutou por cima. O substituto teve a que foi facilmente a melhor oportunidade de gol do Fulham, mas não conseguiu converter e buscar um ponto para sua equipe nos acréscimos.