Autor: Soorya G
Com uma vitória por 3 a 1 sobre o Chelsea em casa no Emirates Stadium, o Arsenal recuperou o primeiro lugar na Premier League, enquanto os visitantes sofreram sua sexta derrota consecutiva sob o comando de Frank Lampard, piorando o que já é uma temporada terrível para os Blues. Os Gunners entraram no jogo esperando se recuperar da derrota por 4 a 1 para o rival Manchester City, e fizeram isso mantendo a calma em um primeiro tempo morno.
O típico derby londrino não teve a mesma energia habitual, presumivelmente devido ao baixo desempenho dos visitantes. No entanto, a torcida do Emirates fez o possível para oferecer um ambiente entusiasmado para seus jogadores, que responderam rapidamente, enquanto Martin Odegaard aproveitou uma defesa mal organizada do Chelsea para abrir o placar.
Houve uma série de chances que poderiam facilmente ter acabado no fundo da rede, já que o Arsenal dominou totalmente os visitantes. O Chelsea não teve nenhum descanso após o primeiro gol, e a mesma dupla do primeiro gol aumentou o placar. Foi um gol muito semelhante ao primeiro, quando Xhaka cruzou rasteiro e encontrou Martin Odegaard na área, que não errou e marcou novamentes. Pouco depois do segundo de Odegaard, o brasileiro Gabriel Jesus marcou o terceiro do Arsenal, aproveitando uma confusão na área do Chelsea. Xhaka poderia ter feito o quarto gol do Arsenal, mas o goleiro do Chelsea, Kepa Arrizabalaga, fez boa defesa.
Enquanto isso, o meio-campista vencedor da Copa do Mundo N’Golo Kante foi o melhor jogador do Chelsea na maior parte do jogo, muitas vezes assumindo a responsabilidade de iniciar as sequências de ataque. O Chelsea até ensaio uma reviravolta, mas seu passe para Noni Madueke foi ruim e os Blues permaneceram sem gols.
Na sequência, Madueke recebeu um belo cruzamento de Mateo Kovacic, que encontrou o fundo da rede, descontando o placar.
Após o gol marcado, o Chelsea não teve muitas outras oportunidades, já que a defesa dos Gunners parecia impenetrável.
Assim, com o placar final de 3 a 1 para o time da casa, o técnico Mikel Arteta descreveu como uma “chance de acertar as coisas”. Os londrinos do norte estão ansiosos para a próxima quarta-feira, quando o Manchester City vai enfrentar o West Ham United. Um deslize dos líderes da liga pode abrir novamente a corrida pelo título, e é exatamente isso que os Gunners esperam.
Em outro jogo, o Leicester City saiu da zona de rebaixamento pelo menos por enquanto com um empate em 2 a 2 contra o Everton, de Sean Dyche, que foi empurrado ainda mais para as últimas colocações. O rebaixamento pode estar em jogo para qualquer um dos lados, com o Leicester em uma posição um pouco melhor, um ponto à frente com uma lista de jogos relativamente mais fácil até o final da temporada.