Autor: Chandra Moulee Das
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta segunda-feira, o áudio da conversa entre o árbitro em campo e a cabine do VAR durante a vitória do Botafogo sobre o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, neste domingo. A gravação joga luz sobre a decisão de não expulsar Thiago Maia, que recebeu apenas um cartão amarelo por chutar Di Placido, decisão que gerou reclamações de torcedores do Botafogo após a expulsão de Rafael.
Durante a partida, Di Placido e Maia foram em busca da bola, mas Di Placido recebeu um chute forte na perna. Embora a decisão em campo tenha sido um cartão amarelo, a árbitra Edina Alves Batista foi até a cabine do VAR para considerar um possível cartão vermelho. No entanto, acabou optando por ficar com o cartão amarelo.
O áudio da conversa do VAR dizia:
Leila Naiara Moreira da Cruz (assistente 2): “A bola estava em jogo (…). Foi falta, tá? É para cartão amarelo, tá bom?”
Daiane Caroline Muniz dos Santos (VAR): “Temos força nesse contato, tá? O jogador de vermelho não toca a bola. E usando, força excessiva, ele acerta a canela do adversário, ok? (…) O jogador, ele erra completamente a bola e bate, com muita força, na canela do adversário“.
Edina Alves Batista: “Ele vem chutar a bola e os dois colidem. (…) Ele erra o chute, entendeu? Ele vai para a bola, Daiane, viu? Vou ficar com amarelo“.
Thiago Maia sofreu uma lesão, mas felizmente foi liberado de qualquer fratura. No entanto, é improvável que ele jogue no próximo jogo contra o Racing, em Buenos Aires, já que iniciou o tratamento no Ninho do Urubu na segunda-feira. Erick Pulgar, que retornou recentemente de uma lesão no pé, parece ser o substituto natural de Maia. Como alternativa, David Luiz também poderia ser o substituto, mas atualmente passa por um momento difícil, como evidenciado por sua recente recepção negativa dos torcedores do Flamengo após a derrota no domingo.